artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia


Editora Modelo de Nuvem será lançada em Porto Alegre junto com seu primeiro título “Fim das Coisas Velhas”, de Marco de Menezes

 

O evento ocorre no dia 10 de dezembro, às 19h na Palavraria

No dia 10 de dezembro será lançada em Porto Alegre a editora Modelo de Nuvem e seu primeiro título publicado “Fim das Coisas Velhas”, de Marco de Menezes. Este é o terceiro volume de poemas do autor que é natural de Uruguaiana (RS), mas vive há mais de 20 anos em Caxias do Sul. Na cidade a obra se destacou como uma das mais vendidas dentre os autores regionais na última edição da Feira do Livro de Caxias do Sul. O evento de lançamento na capital gaúcha acontece às 19h na Palavraria (Rua Vasco da Gama, 165) e contará com leituras de poemas do autor intercaladas por um pocket show do compositor e violonista Felipe Azevedo, que também apresentará canções realizadas em parceria com Menezes.

Em “Fim das Coisas Velhas” Marco Menezes realiza uma poesia voltada para o cotidiano, estruturando sua poética sobre temas contemporâneos, como a constatação de que não há mais contemplação e possibilidade de observação do envelhecimento das coisas. Tudo fenece em face da sanha pela novidade, as imagens, objetos, paisagens urbanas, falas e idéias são amputadas antes de completarem sua curva vital, de modo que o cenário da vida não se sustenta, não tem fixidez, se volatiliza a cada instante e faz desaparecer o sentido de continuidade e permanência.

Segundo Donaldo Schüler escreve na orelha do livro, “Fim das coisas velhas começa no meio de uma conversa. Fala, sem começo nem fim, aos tropeços, sobre incidentes perdidos. Que águas arrastam as coisas velhas? O tempo, a morte, o desinteresse. Cantar o que deve ser guardado na lembrança era outrora função de cantores amparados pela Memória coletiva. Disso encarrega-se agora o jornal, passageiro como os acontecimentos que se fazem notícia. Como a imprensa não tem olhos em toda parte, fatos que poderiam alimentar a curiosidade de muitos somem sem deixar rastro. As águas levam pequenas e grandes ocorrências, próteses e órgãos do corpo. Resiste o que permanece no afeto, o que se faz poesia. Marco de Menezes penetra fundo no cotidiano. Aponta o que não aspira à divulgação de periódicos, coisas miúdas como gotículas de pó. Marco as salva da conversa e as transforma em versos sonoros, ritmos controlados e variados. Em contato com a insignificância de todos os dias, as palavras se renovam, acenam, protestam contra a indiferença, resistem”.

Sobre a Editora Modelo de Nuvem:

A editora Modelo de Nuvem nasce de uma demanda e de uma impossibilidade, com o intuito de publicar obras de autores locais e de outros cantos do mundo. O objetivo é abrir espaço para poesia, quadrinhos, livros de artista, traduções de obras inéditas no Brasil, além de produções acadêmica – sejam elas científicas, filosóficas, críticas de autores que atuam no limbo da carência editorial. O próximo título em produção é “Eu vou conseguir ficar na aula”, livro da artista plástica Nana Corte com ilustrações do Adão Iturrusgarai.

Segundo os editores Camila Cornutti, Cristian Marques, Marco de Menezes “Um guarda-chuva é um modelo de nuvem. Assim como a própria chuva, assim como o gelo, a neve, uma xícara de chá, uma piscina de plástico, a transpiração de uma fruta, a água que se usa na construção de alicerces, a água que observa a ponte, a lágrima de um cão, os lagos de um satélite recôndito, o gelo dos cometas. E como todo guarda-chuva, tem a função de abrigar, mas também de ser perdido (quem nunca esqueceu um guarda-chuva?). Queremos que a editora seja isso: que abrigue os seus autores, que os dê uma ca(u)sa, e que, uma vez deixados como guarda-chuvas fechados, sejam descobertos pelos leitores, os quais queremos mais e mais exigentes e críticos. E nessa ca(u)sa o processo seletivo de nossas publicações começa e prima pelo rigor da qualidade dos textos, dos nossos projetos gráficos, traduções, ilustrações e tratamento editorial. O guarda-chuva é também um signo desta terra de neblinas, névoas, geadas e temporais. Que outros modelos podemos vir a enxergar neste céu? Hipopótamos, árvores, sorvetes, sapatos, bolas de futebol? A Modelo de Nuvem se prepara para esta miríade de imagens que o horizonte pode nos desvelar”. Mais informações www.modelodenuvem.com.br.

Sobre Marco de Menezes, autor de “Fim das Coisas Velhas”

Marco de Menezes, nascido a 04 de junho de 1968 em Uruguaiana/RS, está radicado há mais de 20 anos em Caxias do Sul/RS. Participou de coletâneas e antologias regionais, entre as quais "Matrícula Dois" (1998), onde figura como representante da nova geração de poetas da Serra Gaúcha, sucedânea do grupo de poetas dos anos 60 e 70 - onde estavam incluídos, entre outros, Oscar Bertholdo, Jayme Paviani e José Clemente Pozenato. Em 2003, em parceria com o músico Vinicius Todeschini, assinou a obra autoral Arrebaldeação". Em 2006, organizou e apresentou a coletânea "3", que reúne a produção de três poetas contemporâneos de Caxias do Sul (Dhynarte de Borba e Albuquerque, Fabiano Finco e Odegar Junior Petry). Em 2007, participou como letrista no álbum “Percussivè”, do violonista e compositor gaúcho Felipe Azevedo, com quem mantém parceria. Ainda neste ano, trabalhou como letrista da composição da trilha do curta-metragem de Bruno Polidoro “O vazio além da janela”, em parceria com os músicos Camila Cornutti e Léo Ferrarini. Em 2009 está lançando o seu terceiro volume de poemas pela editora Modelo de Nuvem. Possui três volumes de poesia publicados: "As Horas Dragas" (1999), "Pés de Aragem" (2007) e "Fim das Coisas Velhas" (2009). Seus trabalhos recentes receberam elogios de autores e críticos como Donaldo Schüler, Jayme Paviani, Francisco Bosco, Antônio Carlos Secchin, Antônio Cícero e Miguel Sanches Neto, entre outros. Mais informações: www.marcodemenezes.com

SERVIÇO:

O QUÊ: Lançamento da editora Modelo de Nuvem e seu primeiro livro publicado “Fim das Coisas Velhas”, de Marco de Menezes.
QUANDO: quinta-feira, dia 10 de dezembro, às 19h
ONDE: Palavraria (Rua Vasco da Gama, 165 – Porto Alegre/RS)
Evento gratuito e aberto ao público

Ficha Técnica:

Livro: “Fim das Coisas Velhas”
Autor: Marco de Menezes
Editora: Modelo de Nuvem
Poesia Brasileira
Preço: R$ 20,00
Nº Páginas: 96

Informações à imprensa:
___________________
Sarah Goulart
Assessora de Imprensa 
MARIA CULTURA
(51) 3207 8463 / (51) 9331.6878 / (51) 9108.7621
e-mail: sarah@mariacultura.com.br
msn: sarah_gou@hotmail.com

 

Mais informações sobre Marco de Menezes

 

A presença de Marco de Menezes no portal é um oferecimento de:

Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na