artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia


Maurício Marques lança seu novo álbum em turnê nacional

Depois de se apresentar nos Estados Unidos ao lado dos gaúchos Luiz Carlos Borges e Borghettinho e receber importantes prêmios como Itaú Cultural, Prêmio Visa e Projeto Violões do Brasil, ao lado do Duo Assad, o músico Maurício Marques está lançando seu segundo álbum, “Milongaço”. A turnê de lançamento inicia em Florianópolis, no dia 23 de junho, no Teatro Álvaro de Carvalho, prosseguindo em Curitiba (Teatro Regina Vogue, dia 24/06), em Porto Alegre (Theatro São Pedro, em 30/06), no Rio de Janeiro (no Teatro SESI, em 01/07) e encerrando em São Paulo (no Espaço Cachuera!, no dia 03/07). O projeto de gravação do disco e dos shows foi viabilizado com o patrocínio do Programa Petrobras Cultural, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Violonista gaúcho de grande expressão e com sólida carreira dentro da música regional do Rio Grande do Sul, Maurício Marques desenvolve um amplo trabalho voltado à composição e orquestração dentro do regionalismo. “Resolvi fazer um disco mostrando minha visão da nossa música e suas várias vertentes. Aqui temos a influência das raízes rurais onde a milonga é o principal elo de ligação, o chamamé, a vaneira, enfim, uma infinidade de ritmos. Mas também temos a influência do choro, do samba e do maxixe, ritmos que há muito tempo são praticados por aqui”, afirma o músico.

Todas estas informações e influências resultaram em um disco bastante camerístico que mistura elementos da música gaúcha, do choro e da música clássica. Ritmos como choro, tango, milonga, chamamé, chacarera, candombe, valsa, baião, zamba e chamarra, dão seqüência ao seu trabalho de pesquisa de ritmos e aplicação deste material em novas composições.

Participam do show Milongaço os músicos Maurício Marques no violão de oito cordas, Felipe Alvares no baixo, Luciano Maia no acordeon, Marco Michelon na percussão e Celau Moreyra no violoncelo.

Maurício Marques é um violonista de mão cheia. Gravou Astor Piazzolla, participou da orquestra Brasileira de Cinema, dividiu o palco com Toquinho, Kleiton e Kledir, Plauto Cruz, Dominguinhos, Luiz Carlos Borges, Renato Borghetti e muitos outros grandes músicos brasileiros. Seu primeiro disco, Cordas ao Sul, obteve três indicações ao Prêmio Açorianos de Porto Alegre em 2004. Neste mesmo ano foi premiado como melhor instrumentista. Desde 2005 integra o Quarteto Maogani, ao lado dos violonistas Paulo Aragão, Carlos Chaves e Marcos Alves. Com esse grupo, excursionou pela Europa e fez a abertura do show de Sérgio Mendes, em Los Angeles. Teve um livro com suas composições editado na França pela Editora Henry Lemoine, dentro da coleção Sergio Assad.

 

Mais informações sobre Maurício Marques

 

A presença de Maurício Marques no portal é um oferecimento de:

Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na