artistasgauchos









Desenvolvido por:
msmidia

Forró Cavaco Chinês

 torne-se fã desse artista

Foi andando pelas feiras nordestinas que Luiz Gonzaga acabou por configurar o tradicional formato dos trios de forró-pé-serra. Em uma de suas tantas andanças encontrou um garoto vendendo cavaco chinês, espécie de doce feito a base de água e farinha de trigo, o qual lhe despertou sua atenção. Esse alimento, comumente conhecido no litoral e localidades mais afastadas do Rio Grande do Sul apenas por “casquinha”, em tal ocasião estava sendo vendido aos berros e sob o acompanhamento de um instrumento musical de ferro e em forma de triângulo: tililim tililim tililim... Pronto! Era isso que o Rei do Forró precisava para acompanhar sua sanfona e o toque do zabumba. Antes, em meio diversas tentativas, já havia tentado, para formar o terno, reco-reco e agogô, mas nunca obtendo sonoridade que o satisfizesse por inteiro. Esse Véio Lua... sabia das coisas!

E sabendo dessa história, seja ela verdade ou romântica invenção, cinco músicos da cidade de Porto Alegre resolveram prestar saudação aos grandes e eternos forrozeiros do nordeste e formaram o seu próprio conjunto, intitulado, é claro, de Cavaco Chinês. Sanfona, zabumba, triângulo – óbvio! – aqui acrescidos de cavaquinho, pandeiro, ganzá e vez que outra o tal do agogô, tal qual formações musicais muito utilizadas por Jackson do Pandeiro e também Bezerra da Silva, que vindo de Pernambuco e recém chegado ao Rio de Janeiro gravou dois clássicos discos intitulados “O Rei do Coco”.

Mas não são apenas esses artistas mais conhecidos que fazem parte do repertório escolhido entre cocos, xaxados, arrasta-pé, xotes e baião. Pesquisam, admiram e fazem do seu jeito músicas de Ary Lobo, João do Vale e Jacinto Silva. Arriscam-se em compor e tocar músicas de suas próprias autorias e vez que outra brincam e improvisam outras músicas em ritmo de forró. E fazem o povo dançar pelo salão...

A banda é Cavaco Chinês, mas esse negócio com certeza não é da China!


Cidade Porto Alegre
Telefone(s) 51-9393-5995
E-mail dasluzes@gmail.com
Site palcomp3.com/cavacochines



 Cadastre-se como fã desse artista

Prestigie seu artista favorito.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF: /
 
  


 

A presença de Forró Cavaco Chinês no portal é um oferecimento de:


Este perfil já foi acessado 1281 vezes.

.

Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Apoio Cultural