artistasgauchos









Desenvolvido por:
msmidia

Ricardo Cardoso
Ricardo Cardoso
Clique nas imagens para ampliá-las
Clique para ampliar Clique para ampliar Clique para ampliar

 torne-se fã desse artista

O Artista


Ricardo Soares Cardoso nasceu em março de 1962 em Pelotas RS. Em 1970, já em Porto Alegre, morou com seu avô materno Alcyr Abreu Soares, o avô não era o tipo do criativo, mas era o tipo do “habilidoso”, estava sempre à procura de algo para consertar, uma alça de panela, colar uma xícara quebrada ou um varal que caiu, Ricardo, então com 8 anos já começou a pegar o gosto pelas ferramentas. Já com 12 anos lembra de quando veraneava na fazenda dos seus tios, no interior do Rio Grande do Sul. Lá, observou pela primeira vez o trabalho de um ferreiro e ficou impressionado ao ver o velho artesão colocar o aro de ferro em uma roda de carreta (carro de boi), viu também a confecção de ferraduras e acessórios de ferro usados das carretas. Junto com o Tio Rubens Paiva começou a pegar intimidade com as ferramentas para se trabalhar com a madeira. Mais tarde em 1977, Ricardo estudou em uma escola agrícola em São Lourenço do Sul, então com 15 anos, fez curso de marcenaria, mecânica, arte em couro e cerâmica. Desde essa época ele sempre se destacou pela criatividade, tanto em trabalhos manuais, como também escrevendo.
Em 1978, então com 16 anos, começou a trabalhar em uma empresa de seguros em Porto Alegre, onde ficou até o fim de 1980. Entrou para o Exército em 1981, em 1982 foi promovido a sargento e ficou até 1988, quando pediu a sua baixa das fileiras do exército.
1989 começou a trabalhar como comerciante e fotógrafo, após 5 anos nestas atividades ele tinha uma profissão que lhe dava o sustento e conforto satisfatórios, entretanto, resolveu largar tudo novamente e começou a trabalhar com ferro e madeira, que é o que gosta e está até hoje nesta labuta. Ricardo também fotografa e escreve.


Cidade Porto Alegre
Telefone(s) 51-8407-4091
E-mail ferroefogo@ferroefogo.com.br



 Cadastre-se como fã desse artista

Prestigie seu artista favorito.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF: /
 
  


 

A presença de Ricardo Cardoso no portal é um oferecimento de:


Este perfil já foi acessado 1711 vezes.

.

Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Apoio Cultural