artistasgauchos









Desenvolvido por:
msmidia

Libindo Ferrás
Libindo Ferrás

 torne-se fã desse artista

Libindo Ferrás (Porto Alegre, 1877 — Rio de Janeiro, 1951) foi um pintor e professor brasileiro.

Inicialmente dedicou-se à pintura em caráter amador, expondo pequenas telas na vitrine da casa comercial O Preço Fixo, onde uma delas foi notada por Olinto de Oliveira, que a elogiou em sua coluna no jornal Correio do Povo, no início de 1896.

Porém nesta época Libindo ainda não imaginava tornar-se um pintor profissional, estando em meio a estudos preparatórios para o curso de Engenharia. Terminados estes, seguiu para o Rio de Janeiro, onde deveria ingressar na Escola Politécnica, mas antes de completar um ano ali, abandonou o curso e embarcou para a Itália, lá permanecendo por dois anos, de 1897 a 1899. Voltando a Porto Alegre, não instala de imediato um ateliê, dedicando-se antes a uma vida boêmia e perambulando por diversas outras disciplinas e atividades, como o ciclismo, a matemática, o xadrez, a música, a esgrima e o tiro ao alvo, mas expondo ocasionalmente em salões de pintura locais.

Entretanto, essa vida inconstante teria um fim quando, em 1910, foi indicado diretor da Escola de Artes, recém criada como departamento do Conservatório de Música de Porto Alegre. Nesta função permaneceria até a incorporação da Escola à Universidade de Porto Alegre, em 1936, sendo além de administrador também professor. Neste período concentrou seus múltiplos talentos na pintura, produzindo grande quantidade de obras principalmente na técnica do óleo e na temática da paisagem, e firmando a reputação, que até hoje perdura, de um dos principais artistas gaúchos da primeira metade do século XX.

Segundo o historiador Sérgio da Costa Franco, Libindo Ferrás "foi um reputado pintor acadêmico, com influência em várias gerações de estudantes de arte". Para Athos Damasceno, Libindo teve um início de carreira bastante promissor e original, mas após encontrar um estilo pessoal seu talento conformou-se a uma fórmula um tanto avessa a inovações, mas que não obstante produziu uma das mais sólidas carreiras no paisagismo gaúcho, com momentos realmente apreciáveis.

Possui diversas obras no acervo do MARGS, em Porto Alegre.

Fonte: Wikipédia


Cidade Porto Alegre



 Cadastre-se como fã desse artista

Prestigie seu artista favorito.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF: /
 
  


 

A presença de Libindo Ferrás no portal é um oferecimento de:


Este perfil já foi acessado 476 vezes.

.

Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Apoio Cultural