artistasgauchos









Desenvolvido por:
msmidia

Literatura

Bibliotecas, leitura, espaços
Ana Mello

A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil do Instituo Pró-Livro revelou que 75% dos brasileiros nunca entraram numa biblioteca. É incrível como isso pode acontecer se quase todas as escolas possuem uma biblioteca. Pelo menos na fase escolar as crianças deveriam ter visitado regularmente a biblioteca da sua escola e a biblioteca pública da sua cidade se houvesse. Procurei no dicionário para saber o que é uma biblioteca e descobri que é uma coleção pública ou privada de livros e documentos congêneres, organizada para estudo, leitura e consulta. Tenho uma biblioteca maior que a de muitas escolas. Não possuo todos os gêneros, privilegio literatura, dicionários e infantis, mas tenho muitos livros.

Descobri também, está na lei - todas as escolas públicas ou privadas devem possuir uma biblioteca e o acervo deve ser no mínimo de um livro para cada aluno matriculado. Falta então a parte dos professores e funcionários que devem incentivar a visita aos espaços de leitura.

Escuto com frequência que a leitura deve ser incentivada, formar novos leitores. Acredito que essa frase está incompleta, devemos incentivar a leitura e a escrita. Todos podemos ser escritores e quem gosta de escrever presta mais atenção nas palavras, na formação das frases, no poder dos diálogos, na vida dos personagens. Alguns escritores gostam mais de leitores, eu gosto de escritores também, dos pequenos e dos grandes, dos mais novos e dos mais velhos. Nunca é tarde para começar uma boa história, depois a gente pega gosto e não para mais de escrever.

Montei no meu trabalho um balaio de livros, comecei com alguns que eu já tinha lido e não precisava guardar mais, algumas doações que consegui e outros que comprei do 1,99 que tem até clássicos. O balaio encheu e precisei ocupar uma mesa, ficou interessante porque é no refeitório então combina com a ideia geral de mesas para degustar. Os livros aumentam e diminuem em quantidade, acho que muitas pessoas se esquecem de devolver, mas tudo bem. De tempos em tempos renovo as posições das pilhas, coloco mais alguns exemplares. Aí eles voltam a aparecer, quem havia levado resolve trazer para poder pegar mais. Todos podem montar espaços de leitura, cada um traz um livro e o acervo cresce naturalmente.

Estou empenhada agora em movimentar a Biblioteca Monteiro Lobato de Cachoeirinha, sou patrona da Feira e quero promover ações que façam a diferença na vida dos leitores. Sou sempre cheia de ideias, espero concretizá-las em breve.


31/05/2012

Compartilhe

 

Comentários:

Olá Ana, boa noite!!!
Sou artesã, pedagoga, faço trabalho voluntario no Morro de São Paulo com crianças, adolescentes e mulheres.
Estamos organizando a primeira Biblioteca Comunitária e precisamos de dicas, orientações e livros.
No aguardo,
grata,
Rita Ribeiro
Rita de Cassia Ribeiro dos Santos, Cairú 07/06/2012 - 22:28

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "390906" no campo ao lado.
 
  

 

  Ana Mello

Ana Mello é escritora e publica em diversos sites na internet. Escreve poesias, contos e crônicas. É coordenadora do Movimento Poetrix no Rio Grande do Sul. Apaixonada por minicontos, ministra oficinas em cidades como Cachoeirinha e Osório.

anaelyod@yahoo.com.br
minicontosanamello.blogspot.com
twitter.com/anamello


Colunas de Ana Mello:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Apoio Cultural