artistasgauchos









Desenvolvido por:
msmidia

Especial

17º Papo de Artista discute ensinar e aprender arte
Ana Mello

Ensinar e aprender arte: oficinas, graduações e cursos de literatura, música, artes, etc. funcionam? Num tempo de diversas oficinas de criação artística, cursos e até graduações e pós-graduações, o Papo de Artista vai debateu se é possível – e como – ensinar e aprender arte (literatura, artes visuais, música, fotografia, teatro, etc.). A conversa foi no Alumiar, localizado na Rua Demétrio Ribeiro, 662. O alumiar é um espaço de confraternização em Porto Alegre que traz em seus objetivos a união das vertentes artísticas e a aproximação de profissionais, estudantes e apreciadores de arte. As convidadas, Fátima Junqueira(doutorando em poéticas visuais na USP e professora de artes da Escola Aplicação da USP e do IA-UFRGS) e eu, Ana Mello (escritora e ministrante de oficinas de criação literária). A mediação foi do editor do portal Marcelo Spalding (professor de criação literária do Uniritter).
 

Crédito: Ana Flor
 
Entre os participantes estavam escritores, artistas plásticos, fotógrafos, músicos e muitos apreciadores das artes. O debate principal concluiu que as oficinas contribuem positivamente para ensinar arte, pois a troca de ideias e a ampliação dos conhecimentos enriquecem e tornam mais experientes os artistas. É claro que, dificilmente alguém que não tenha tido nenhuma inserção inicial na arte que pretenda desenvolver terá sucesso em carreias como música ou artes plásticas. Até mesmo na literatura, certa afinidade inicial torna a aprendizagem mais efetiva.
 
 
Crédito: Ana Flor
 
Discutiu-se também o que seria inspiração. As opiniões foram variadas e muitos concordaram que os artistas que vivem do seu trabalho não podem depender de momentos de inspiração e sim transformar seu trabalho em execução de ideias que vão treinando em observar a todo o momento.
 
No final do debate apresentamos nossas oficinas online que iniciarão em breve. Marcelo com a oficina de Língua Portuguesa e eu com a Oficina de criação de crônicas.

05/03/2012

Compartilhe

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "410906" no campo ao lado.
 
  

 

  Ana Mello

Ana Mello é escritora e publica em diversos sites na internet. Escreve poesias, contos e crônicas. É coordenadora do Movimento Poetrix no Rio Grande do Sul. Apaixonada por minicontos, ministra oficinas em cidades como Cachoeirinha e Osório.

anaelyod@yahoo.com.br
minicontosanamello.blogspot.com
twitter.com/anamello


Colunas de Ana Mello:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Apoio Cultural