artistasgauchos









Desenvolvido por:
msmidia

Literatura

Sem preconceitos
Ana Mello

Digo que não tenho preconceitos, mas sempre é preciso reavaliar, pois a maioria das pessoas diz que não tem e acaba mostrando restrições e torcendo o nariz para muitas coisas. Hoje vou falar de livros. Já me disseram alguns amigos e amigos de amigos me contaram que jamais leriam determinados livros em público. Livros eróticos e livros de autores renegados pela crítica.

Vamos por partes, livros eróticos que mostram na capa ou no título uma pista do seu conteúdo realmente são impróprios para determinados ambientes. Por exemplo, na escolinha do filho, enquanto espera, a mãe lê contos eróticos, isso implicaria em um rótulo dos mais conservadores certamente. Nesses momentos ninguém pensa que poderia ser para um trabalho da faculdade ou para uma resenha. Ou por simples interesses, qual o problema? Você poderia dizer até que é preconceito do leitor que tem medo ou vergonha do que possam pensar dele. Pode ser.

Nunca estive em uma situação destas, leio muito no ônibus e meus vizinhos de banco já flertaram com alguns dos meus livros que não eram nada proibidos. Para ler nas férias, ou melhor, terminar de ler, levei o Jô na estrada do David Coimbra e meu filho pegou no meu pé, dizendo que eu estava lendo pornô. Ele já tem 18 anos e pode perfeitamente compartilhar minhas leituras e este livro não é nada pornô. Porém o David sofre preconceitos de alguns críticos e leitores, o que não afeta em nada seu prestígio, ninguém é totalmente amado ou odiado. No Gaúchão de Literatura meu livro Minicontando derrotou o livro Cris e a fera do David e um dos argumentos do juiz foi que “as mulheres do autor”, personagens do autor são sempre mulheres lindas de seios perfeitos de nádegas empinadas e durinhas e outras qualidades extraordinárias. O autor é especialista em descrever detalhes excitantes no corpo das mulheres e valorizá-las em toda sua forma e beleza.

Gosto dos livros do autor e já li vários, o que mais gostei foi Canibais, depois Pistoleiros não mandam flores. Sem fazer uma análise muito profunda, gosto do mistura que o David faz de futebol e mulheres, do modo como seus personagens são sinceros e confessam suas preferências sexuais. Além disso, ele sabe direitinho o que as mulheres pensam e acho até que já foi mulher em outra vida e das bem safadas.

Sobre o Jô na estrada, é muito bom de ler, erótico sim e divertido porque é ambientado em Santa Catarina que eu adoro e onde geralmente passo férias de verão. A Jô é uma mulher corajosa que finalmente faz o que tem vontade, sair em férias de tudo, do marido, dos filhos e da rotina. O que ela fez muitos homens que casaram cedo já fizeram. Cansados da vida monótona de casados separam-se e vão curtir a vida, ou curtem a vida, casados mesmo. O fato de a Jô ser mulher apimenta a história e faz torcer o nariz dos maridos conservadores que não sabem o que é ficção. Deve dar um medo danado se um deles vê a mulher saboreando o David, ou melhor, o livro do David. O que já é uma dica, se você estiver lendo, vai despertar no mínimo a curiosidade de quem está próximo e pode captar mais um leitor, ou vários. É engraçado, mas as pessoas tendem a rotular os leitores pelo que eles leem. Indica um gosto e um traço da personalidade, mas não condena. Adoro contos cheios de mistério e morte e nem por isso penso em matar pessoas de verdade, só às vezes, mas sem nada de realidade, apenas um exercício de ficção.


20/06/2011

Compartilhe

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "032509" no campo ao lado.
 
  

 

  Ana Mello

Ana Mello é escritora e publica em diversos sites na internet. Escreve poesias, contos e crônicas. É coordenadora do Movimento Poetrix no Rio Grande do Sul. Apaixonada por minicontos, ministra oficinas em cidades como Cachoeirinha e Osório.

anaelyod@yahoo.com.br
minicontosanamello.blogspot.com
twitter.com/anamello


Colunas de Ana Mello:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Apoio Cultural