Reflexão
O tempo repensado
Dinarte Albuquerque Filho
Quando leio o poema-livro A máquina do mundo repensada, de Haroldo de Campos, me maravilho com a disciplina estética do autor em seu último texto criativo dele publicado em vida. Procuro, ainda, entendê-lo como uma sÃntese de sua pesquisa poética, pois ele consegue ir tão longe quanto possÃvel: transita pelas dimensões da vida e da morte, da angústia e da solidão. Para extrair a força desses extremos metafÃsicos, se utiliza de recursos linguÃsticos que os mantêm interligados, e com a terza rima, a tensão sintática entre a tradição e a atualização necessária no presente do poema.
Haroldo de Campos (1929-2003) destacou-se como poeta, crÃtico e tradutor e é, sem dúvida, um dos mais importantes nomes brasileiros do século XX. Só a incursão nas três áreas da literatura torna fundamental que se leia Haroldo – uma outra razão, mais formal, seria a aproximação que podemos perceber entre a criação e a consciência poética, como já disse alguém. Ao construir o poema, assim como sua obra, Haroldo resgatou autores do cânone, ou de fora dele, e, ao fazer isso, mexeu com a cronologia dos estilos literários quer dizer, repensou o tempo em que viveu e o tempo em nos que deixou para apreciarmos sua obra.
Esse movimento permite afirmar que a leitura de Haroldo é sincrônica em relação à arte inserida numa linha de tempo e, ao mesmo tempo, ressalta um aspecto trabalhado em A máquina do mundo repensada e, às vezes, despercebido: a incoerência do tempo. Ele com 70 anos e Dante com 35, envolvidos em uma narrativa que transporta o leitor para uma galáxia mitológica e atemporal, e ao mesmo tempo, faz com que ele percorra a História da humanidade e a própria história do Humano em suas linearidades e limtações. É tempo concentrado e tempo expandido.
Os versos posicionam o leitor, Haroldo e Dante, num mesmo milênio, dominado por um sentimento ou forte sensação de angústia diante do dissimulado; é quando descortina-se a realidade do desconhecido – num estado de torpor revelado pela melancolia, num ciclo em que a Terra ainda estava no centro do Universo. A grandiosidade do cenário e das realizações, presentes no livro-poema, eleva o homem a um estado além do normal, carregando-o de tintas sagradas e o leitor continua em uma trip num perÃodo de profunda difusão da civilização (o helênico), que proporcionou novas formas artÃsticas, religiosas e polÃticas para a humanidade. Se consideramos a existência da temporalidade concreta exercida pela palavra, ao mesmo tempo devemos levar em conta as imagens que ela proporciona. Daà se percebe que o “tempo” para o poeta torna-se incoerente, desde que se entenda que a harmonia pretendida abriga uma multiplicidade dispersa e contraditória perceptÃvel na vida/na poesia, o que gera conexões positivas entre as partes do sistema.
Só que antes de chegar a esta posição, o poeta roda – e nos leva juntos – pelo éter de um mundo finito, mas não limitado, já proposto por Einstein; navega pelos mares de Vasco da Gama, feito enaltecido pelo português LuÃs de Camões; e caminha pelas pedras itabiranas de Drummond “no clausurar do dia”. O percurso de Haroldo, como matéria-prima do poema, apresenta-se como o espelho reverso do Cosmos, que contempla o percurso imaginário que conduz o leitor à gnose transcendente, que será revelada não como uma resposta, mas como nova incerteza ao final do poema. Mas é bom lembrar que a verdade sempre está sob a pespectiva de onde é contemplada.
O imaginário preenche um espaço atemporal e remete ao tempo sistêmico. Dante, Camões, Drummond e Guimarães Rosa compartilham o mesmo espaço-tempo da linguagem poética, embora distantes e apartados na distância e vivência fÃsicas. Dante caminha em direção à morte, logo o tempo se torna angustiante. Camões é o “álef do nada e de tudo razão” à beira do abismo, urgente e surpreso. Drummond, no “seu pedroso caminho” não cede ao desencanto. E encontramos Rosa, nas veredas de seu sertão, imobilizado no momento do rocio antes de desabrochar. A máquina do mundo segue imprimindo as mesmas pegadas até o fim do ciclo. Que aqui se encerra e expôe o “antigo modelo cosmológico”, conforme Paulo Franchetti.
Na segunda parte do poema, Haroldo incorpora ao cenário o começo de tudo, o Big Bang – depois de descrever o inÃcio da caminhada. Na terceira parte, que é a apresentação de uma nova cosmologia, o predomÃnio de uma linguagem que resulta organicista, vitalista ou psicologizante (apesar do formalismo de Haroldo) produz o resultado mais curioso, pois o leitor deve optar entre entendê-la como construção irônica, ou senti-la como momento agudo de pura inconsistência-incoerência entre a forma e o objetivo do discurso.
O poema-matriz é A Divina Comédia, de Dante Alighieri. Este é, como quer Carpeaux, o único poema do gênero que se pode ler como uma obra de literatura viva. A máquina do mundo repensada não só se aproxima na forma do italiano, mas também pela construção dialógica com o tempo e sua possibilidade de conhecimento. O poema de Haroldo ressignifica Dante por trazer novas possibilidades à caminhada do poeta, no meio da vida. E, ao ressignificar Dante, projeta condições para que entendamos a pertinência de seu livro-poema.
Poderia afirmar que o concretismo e a vanguarda a ele atrelada seriam parte de um projeto mais arrojado de formação de uma identidade, para a qual convergem inúmeros textos canônicos, revisitados por Haroldo neste poema e ao longo da atividade poética que marca sua presença entre nós. E assim, torna-o vivo num mundo que se aproxima do artificial e de suas artimanhas nada transcendentes.
17/09/2018
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Dinarte Albuquerque Filho
Dinarte Albuquerque Filho é autor de Fissura no Asfalto (Liddo, 2019), Leituras na Madrugada (Liddo, 2014), Leminski, o “samurai-malandro” (EDUCS, 2009) e Um olhar sobre a cidade e outros olhares (ed. do autor, 1995). Publicou 3, com Odegar Júnior Petry e Fabiano Finco (Liddo, 2005) e Romã, com Fátima Jeanette Martinato (Ed. dos autores, 1991). Participou de antologias poéticas locais, como Misterioso Sul (Elos do Conto – Edição e Arte, 2018), e nacionais – livros, revistas, jornais e sites. Escreve regularmente para os sites www.artistasgauchos.com.br/ e prismajornalismo.com.br/ e para o blog leiturasnamadrugada.blogspot.com. É jornalista, formado pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), e mestre em Letras – Literatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com a dissertação Paulo Leminski, um estudo sobre o rigor e o relaxo em suas poesias (2005).
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