artistasgauchos









Desenvolvido por:
msmidia

O Novo Marketing do Livro
Paulo Tedesco

Numa obra que lancei ano passado, Livros: Um Guia Para Autores, em parceria com uma editora de autopublicação, havia abordado esse tema, que agora vejo haver se complicado e que me pareceu urgente retomar. Pois enquanto mais e mais gente está a se autopublicar e busca abrir novas possibilidades de leitura, menos o mercado tradicional parece saber incorporar o que lhe chega como novos textos e autores.

Se até vinte ou trinta anos atrás, talvez menos, uma boa resenha de um reconhecido crítico literário num jornal de grande circulação brasileira ou estrangeira, associado a elogios de um escritor que tivesse percorrido o ciclo do reconhecimento, possivelmente fosse a chave para a sagração de um novo título, hoje já não é mais bem assim.

Nesse passado recente, havia também concursos literários, como hoje ainda há, assim como bons e astutos editores, muitas vezes associados a livreiros sempre atentos ao que se escrevia dentro e fora do país. Mas a entrada do livro digital unida ao rebaixamento dos custos de produção do formato papel e à disseminação da tecnologia de produção e venda de um livro (criação e design editorial, maquinário de impressão, maquinário de dobra, cola e costura e livrarias virtuais), terminou promovendo uma grande reformulação no mercado do livro.

Mas foi a erupção da autopublicação, tanto digital como em papel, o que completou esse inchado reservatório, onde as livrarias tradicionais não mais comportavam tanto livro nem as distribuidoras poderiam abraçar tão facilmente um país continental num mundo globalizado.

Então, como divulgar um livro utilizando de recursos cada vez mais inteligentes, eficazes e baratos? Quais as melhores ferramentas para uma obra autopublicada ou de uma nova editora? Liberar gratuitamente a leitura digital do livro na Amazon? Ou gastar com anúncios pagos no Facebook e Google e contratar blogueiros para resenhar positivamente a obra? Ou, ainda, trabalhar e gastar, incessante, com o envio de milhares de emails para possíveis leitores?  

Todos sabem que livro não é coisa que se bebe para depois jogar fora seu casco ou lata, feito refrigerante; sucos e hambúrgueres podem também ter seu gosto parecido em redes de comida rápida ao redor do mundo, para a leitura de um bom livro, isso é impossível.  Um livro precisa de algo mais, sua leitura precisa de algo único, ligado à sensibilidade e a receptividade do leitor, de uma interconexão com o que não aparece: a subjetividade do leitor e de seu tempo.

O novo marketing do livro é, em resumo, a aliança do conhecimento do autor e do editor, ou auto-editor, com uma real predisposição para o aprendizado sobre os mais recentes mecanismos de divulgação e de diálogo com leitores e novos agentes do mercado. Afinal, podemos ignorar a auto-edição ou o valor de um editor, mas não há como atalhar o sucesso sem encarar as novas e múltiplas possibilidades que despencam todo o dia no seu computador. Não tem como.

Você pode encontrar o livro LIVROS: UM GUIA PARA AUTORES em http://www.consultoreditorial.com.br/#!loja/ysvpr


28/04/2016

Compartilhe

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "034702" no campo ao lado.
 
  

 

  Paulo Tedesco

É escritor de ficção, cronista e ensaísta, atua como professor e desenvolvedor de cursos em produção editorial e consultoria em projetos editoriais, também como orientador em projetos de inovação em diferentes setores. Trabalhou nos EUA, onde viveu por cinco anos, nas áreas de comunicação impressa, indústria gráfica e propaganda. É autor dos livros Quem tem medo do Tio Sam? (Fumprocultura de Caxias do Sul, 2004); Contos da mais-valia & outras taxas (Dublinense, 2010) e Livros: um guia para autores (Buqui, 2015). Desenvolveu e ministra o curso de Processos Editorais na PUCRS e coordena o www.consultoreditorial.com.br atendendo autores e editores. Pode ser acompanhado pelo seu site, pelo Facebook ou pelo Twitter.

www.consultoreditorial.com.br

paulotedesco@hotmail.com
www.paulotedesco.com.br/
https://www.facebook.com/paulotedescoescritor?ref=bookmarks


Colunas de Paulo Tedesco:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Apoio Cultural