artistasgauchos









Desenvolvido por:
msmidia

Mercado Editorial

O maior desafio do mercado editorial não é a distribuição
Marcelo Spalding

Dizem os mais antigos que publicar um livro era o ápice da carreira de um escritor. Hoje, é o começo. Esta mudança, que é positiva na maioria dos aspectos e surge a partir das ferramentas digitais, traz, porém, algumas transformações importantes. E é preciso que nós, escritores, saibamos reconhecê-las e pararmos de repetir os dogmas do antigo jeito de fazer e vender livros.

O mais antigo deles: nosso problema é a distribuição dos livros.

Não!

Claro que a distribuição segue um problema, livrarias não pegam grandes quantidades do seu livro a menos que você seja um bam-bam-bam internacional, não os expõem na vitrine a não ser que você pague, não pagam à vista, são sempre os famigerados consignados. Mas eu diria que hoje o desafio maior não é a distribuição, é a divulgação.

Com a internet, as lojas virtuais, etc, o difícil não é vender seu livro, é fazer alguém se interessar em LER seu livro. Tanto que não adianta dar livros, o segredo é fazer o leitor querer o livro para ler. Aí ele vai procurar na internet, você vai mandar o livro e ele fará questão de pagar por isto. Ou procurar em uma livraria, e se a livraria não tiver o livro, e muitas pessoas começarem a procurá-lo, é a livraria que vai correr atrás de você, não o contrário. A livraria, como a mídia, é ótima para retroalimentar o sucesso, mas raramente ela dá início a esse processo.

Nesse sentido, a maior dificuldade é que as mesmas tecnologias que facilitaram o caminho do livro ao leitor também abriram caminho para que milhares de livros sejam publicados, milhões de textos escritos, criando um oceano de informações e, o que aí sim é triste, em uma sociedade que não valoriza tanto a leitura e a literatura, com índices baixíssimos de livros lidos ou comprados por ano.

Aí novamente a importância da divulgação. Com a divulgação o livro começa a acontecer, e ainda que o autor não ganhe quase nada com a venda do livro, começam a surgir convites para palestras, cursos, textos por encomenda, entrevistas, propostas de trabalho. E tudo isso, aos poucos, vai tornando o ato criativo autossustentável e valorizado.

Enfim, embora muitos subestimem a divulgação, e alguns até a desprezem e se neguem a fazê-la, eis o segredo da chance de sucesso para um livro. Aliás, talvez sempre tenha sido assim, pois quase todos os grandes e famosos autores, de Machado a Erico, passando por Clarice e Caio Fernando Abreu, além de serem ótimos escritores também atuavam na mídia, o que por si só, na época, era uma ótima divulgação.

Então, se eu pudesse dar um conselho a um novo escritor, eu diria: não gaste mais do que o necessário para ter um livro bem editado e com uma tiragem pequena, deixe para investir em DIVULGAÇÃO. Até porque divulgação se faz com tempo e/ou dinheiro.


05/08/2016

Compartilhe

 

Comentários:

O seu texto, Marcelo, é esclarecedor e convincente. Deveria ser publicado em outros locais. Muito obrigado por ajudar. Parabéns!
Marcio, São Paulo 22/11/2016 - 13:04
Adorei o texto, obrigado
Miriam Hildegard gress, Porto Alegre 30/08/2016 - 13:14
excelente artigo! direto e objetivo, respondendo a muitas das questões tão prementes nesse novo mundo da autopublicação. Parabéns, Marcelo!
paulo, porto alegre/rs 30/08/2016 - 11:44
Muito esclarecedor e desmistificador.
Jairo Back, PoA 30/08/2016 - 10:21

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "180002" no campo ao lado.
 
  

 

  Marcelo Spalding

Marcelo Spalding é formado em jornalismo e mestre em Literatura Brasileira pela UFRGS, professor da Oficina de Criação Literária da Uniritter, editor do portal Artistas Gaúchos, autor dos livros 'As cinco pontas de uma estrela', 'Vencer em Ilhas Tortas', 'Crianças do Asfalto', 'A Cor do Outro' e 'Minicontos e Muito Menos', membro do grupo Casa Verde e colunista do Digestivo Cultural. Recebeu o Prêmio AGES Livro do Ano 2008 pelo livro 'Crianças do Asfalto', categoria Não-Ficção, e o Prêmio Açorianos de Literatura em 2008 pelo portal Artistas Gaúchos.

marcelo@marcelospalding.com
www.marcelospalding.com
www.facebook.com/marcelo.spalding


Colunas de Marcelo Spalding:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Apoio Cultural