artistasgauchos









Desenvolvido por:
msmidia

A importância da leitura na biblioteca
Cláudia de Villar

Dentre os ambientes escolares, em todos os seus espaços físicos em que a leitura poderá ocorrer, a biblioteca é um local em que os pais, professores e alunos imaginam que acontecem as maiores e melhores leituras escolares, por se tratar de um ambiente predestinado à leitura. Nem sempre.

Infelizmente, ainda existem muitas escolas que não possuem bibliotecas ou um profissional gabaritado que possa fazer essa mediação leitora. Além disso, encontramos ainda muitos professores que distorcem a leitura que deveria ser feita nesse ambiente escolar. Confundem ler por prazer com a leitura obrigatória. Esquecem que leitura de livros literários não é a mesma que deve ser feita com a leitura de livros didáticos. Completamente diferente.

Os livros didáticos já vêm com trechos de obras, poesias, crônicas e pequenos textos que se destinam ao estudo da gramática e para aquelas fichas de leitura. Do outro lado, temos a leitura de obras literárias que são feitas nas bibliotecas ou, coma falta desses espaços ou profissionais, são realizadas nas salas de aula, mas num momento diferenciado, seria o momento da leitura prazerosa, sem compromisso com regras ou estudos gramaticais.

Sabemos a importância que há no trabalho em sala de aula com o conteúdo de Língua Portuguesa e defendemos que esse processo pedagógico deve continuar. Entretanto, a leitura literária na biblioteca faz parte de outro contexto.

A leitura na biblioteca constitui as leituras que agregam conhecimento variado para a vida. Promove a discussão de valores, regras, conceitos, despertam para o crescimento cultural. Não é uma matéria do currículo. Assume papel de agregador de sonhos.

Por isso, é tão importante que a leitura na biblioteca aconteça de forma leve, sem provas, resumos, perguntas, mas com muita reflexão sobre o mundo. Sendo assim, ao sair da biblioteca, o leitor não será mais o mesmo que havia entrado anteriormente. Livro literário não é ferramenta de alfabetização, mas meio para a libertação.

 


22/10/2015

Compartilhe

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "485103" no campo ao lado.
 
  

 

  Cláudia de Villar

Cláudia de Villar é professora, escritora e colunista. Formada em Letras pela FAPA/RS, especialista em Pedagogia Gestora e em Supervisão Escolar pelo IERGS/RS, também atua como colunista de site literário Homo Literatus e Jornal de Viamão do RS, além de ser pós-graduanda em Docência do Ensino Superior (IERGS/RS). Escreve para diversos públicos. Desde infantil até o público adulto. Passeia pela poesia e narrativas. Afinal, escrever faz parte de seu DNA.

claudiadevillar@yahoo.com.br
claudiadevillar.blogspot.com/
www.facebook.com/claudia.devillar


Colunas de Cláudia de Villar:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Apoio Cultural