artistasgauchos









Desenvolvido por:
msmidia

Literatura

Ad ganga med bok I managanum OU o fenômeno da escrita na Islândia
Léo Ustárroz

A Islândia, país insular situado no Atlântico Norte, com trezentos e poucos mil habitantes, possui um escritor para cada dez habitantes. Diz-se que “todo mundo tem um livro no estômago”, significando também que toda pessoa tem uma história para contar. E, nesta época do ano, as editoras se preparam para o período de alta produção para as vendas de Natal. Nos jornais, blogs e conversas, as recomendações de livros que estão chegando, assumem um lugar importante.

Esse pequeno país, com renda per capta de USD45.000, está entre os quinze maiores índices de desenvolvimento humano (IHD). Orgulhando-se de ser uma nação de contadores de histórias desde seu povoamento no século IX d.C., e reconhece que a literatura ajudou e continua ajudando a definir sua identidade.

Alguns poderiam dizer que o frio, a longa escuridão e tamanha capacidade econômica são as causas do desenvolvimento da literatura. Outros divergirão, dizendo que o hábito de ler e escrever é que estimula o avanço socioeconômico e o elevado IDH. Mas há total convergência que leitura e desenvolvimento andam de mãos dadas. Ou um leva o outro, ou se levam sozinhos.

Talvez isso explique algum movimento que já sinto no estômago, após transcorridos três módulos do Curso Livre de Formação de Escritores da METAMORFOSE. Parece até que o interesse em escrever, de recriar realidades, de estimular vivências, estejam conversando entre si, e, — este é meu desejo —, combinando de ganharem mundo através de contos, crônicas ou quem sabe um romance.

São essas coisas que encontro no Curso, sentindo uma parte de minha identidade, que antes parecia apenas um desejo, ganhar forma e densidade.

02/10/2015

Compartilhe

 

Comentários:

Bom texto, muito oportuno trazer esses exemplos. Como nação, não podemos perder a esperança, e o desenvolvimento passa pela leitura e capacidade de reflexão.
Antônio O Rissato, Porto Alegre / RS 29/10/2015 - 21:49

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "333801" no campo ao lado.
 
  

 

  Léo Ustárroz

Léo Ustárroz nasceu em 1952, natural de Bagé-RS. Com formação em Engenharia Química pela UFRGS e Ciências Jurídicas e Sociais pela PUCRS, é empresário, bloguista, e contribui como articulista em jornais locais e sítios eletrônicos.

leoustarroz@jus.adv.br
leoustarroz.blogspot.com


Colunas de Léo Ustárroz:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Apoio Cultural