artistasgauchos









Desenvolvido por:
msmidia

O homem por trás da Multiverso Comic Con
Guilherme Wunder

Émerson Vasconcelos tem 29 anos e é gaúcho de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre. Formado em jornalismo ele também é um apaixonado por quadrinhos, mas não é só isso, afinal ele é o criador da Multiverso Comic Con, evento especializado em quadrinhos e cultura pop aqui do estado.
 
Foi durante o 9º Mutação, que aconteceu durante a programação da 60ª Feira do Livro de Porto Alegre que o gaúcho conversou com a gente. Entre as atividades que Vasconcelos participou estava o painel que homenageava os 75 anos do Batman, que é um dos personagens favoritos do jornalista.
 
Mestre em comunicação pela Unisinos, Émerson criou em 2010 a 1ª Multiverso Comic Con, evento que agora acontece anualmente e já trouxe diversos desenhista de renome internacional para participar da convenção. Entre eles destaque para Joe Prado e Renato Canini, quadrinistas estes que já foram homenageados no evento.
 
Só que o que muitos desconhecem é que o canoense já vinha trabalhando com a ideia de criar um evento especializado em quadrinhos desde 2006, quando fazia parte da equipe que organiza o AnimeXTreme: “Nessa época eu queria integrar os quadrinhos dentro dos eventos de anime, mas acabei vendo que era muito difícil inserir as HQs nesse meio.”
 
E é em 2008 que surge o 1º Anima Heroes, em uma parceria entre as produtoras Multiverso e AFAR. O objetivo desse evento foi unir os públicos que gostavam de anime com os que curtiam quadrinhos: “Nesse dia pude ver que existia sim um público legal que estava órfão de eventos dedicados aos quadrinhos. Depois do segundo Anima Heroes, que aconteceu em 2010, eu resolvi focar no meu sonho de realizar um evento exclusivo para o público de quadrinhos.”
 
Desde então o evento não parou mais de crescer e conquistar cada vez mais fãs pelo estado. Tanto é verdade que o público já triplicou de 2010 até 2014. Para Émerson o público não foi o único ponto que evoluiu nesses quatro anos: “O formato foi uma coisa que mudou muito, pois na primeira edição nós acabamos nos espelhando nos formatos de anime e hoje em dia não existe mais isso. Nessa última edição tivemos o 'Beco dos Artistas' e uma exposição organizada pela revista 'Mundo dos Super-Heróis, que são ações que acontecem em eventos tipicamente de quadrinhos.”
 
E para quem está ansioso pelas novidades que devem estar presentes na edição de 2015 podem saber que o evento irá tomar grandes proporções. Dessa vez a Comic Con RS (novo nome do evento) irá acontecer nos dias 22 e 23 de agosto na sede da Ulbra, em Canoas. Entre alguns dos convidados já confirmados estão Fábio Moon e Gabriel Bá (Dois Irmãos), Peter Milligan (Homem-Animal, X-Force, X-Táticos e Hellblazer) entre outros quadrinistas de renome no mercado.

03/06/2015

Compartilhe

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "464402" no campo ao lado.
 
  

 

  Guilherme Wunder

Guilherme Wunder é estudante de jornalismo da Uniritter e editor do Blog do Wunder (http://blogdowunder.blogspot.com.br), que publica matérias diversas sobre o RS, em especial sobre a cultura local.

guilherme-ws@hotmail.com
blogdowunder.blogspot.com.br


Colunas de Guilherme Wunder:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Apoio Cultural