artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia

Literatura

Na contramão da Literatura
Cláudia de Villar

Encontramos, tanto nas redes sociais, como em diversos outros locais públicos e privados, muitas pessoas que se dizem apaixonadas por leitura/Literatura. Falam ‘aos quatro ventos’ que são leitores vorazes e incentivadores da leitura gaúcha ou brasileira. Mas o que impulsiona a Literatura? O leitor. O que faz com que o escritor escreva mais e mais? Seus leitores.

Não há dúvida alguma de que se os leitores sumirem, os escritores também sumirão, afinal, o escritor só é um profissional das letras com o ‘empurrãozinho’ de seus leitores.

O que as editoras mais querem? Leitores que comprem seus livros. Entretanto, como anda a divulgação feita pelos leitores? Sim, porque não são apenas as editoras que têm o ‘poder’ de divulgar o autor, mas os leitores também. E cadê eles? Como anda a frequência em Sessões de Autógrafos e Lançamentos de livros? Afinal, não podemos contar apenas com a Feira de Livro de POA/RS ou outra feira. Há as Sessões de Autógrafos promovidas, muitas vezes, pelos escritores independentes, e que esperam, avidamente, por seus leitores.

Onde estão os leitores frequentadores de lançamentos de livros? Percebe-se uma diminuição na frequência dos indivíduos nesses eventos, tanto promovidos por autores, quanto pelas editoras. O que se vê são as grandes filas para autógrafos dos grandes escritores já consagrados pela mídia televisiva e os demais escritores? Como estão as filas para as suas Sessões de Autógrafos?

Andando na contramão da leitura e da Literatura, estão os leitores que não divulgam seus escritores. Leem os livros e depois, não apenas fecham-no, como fecham as portas para a chance do escritor ser divulgado.

Um apelo aos leitores! Divulguem seus autores!

Não basta ler, tem que comparecer e divulgar!


11/03/2014

Compartilhe

 

Comentários:

A leitura de um livro completa a obra. E para ser divulgada, precisa ser discutida em grupo, como acontece com as novelas de TV ou com os filmes que assistimos. Daí a importância dos Círculos de Leitura como fatores de agregação desses grupos.
José Alberto de Souza, Porto Alegre/RS 24/03/2014 - 22:02

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "574303" no campo ao lado.
 
  

 

  Cláudia de Villar

Cláudia Oliveira de Villar é natural de Porto Alegre/RS e atua desde 2000 como professora de séries iniciais do ensino fundamental em escola pública estadual. Possui doze livros publicados, sendo dez para o público infanto-juvenil e dois para adultos: Eu também... (Alcance, 2005, infantil), Bola, sacola e escola (Manas, 2009, infantil), Zé Trelelé no Gre-Nal (Manas, 2010, infantil), Uma foca na Copa (Manas, 2010, infantil), Meu Primeiro Amor (Manas, 2011, infantil), Aprendendo a viver e ensinando a sonhar (Manas, 2012, adulto), Rambo, um peixe no fandango (Manas, 2013, infantojuvenil), Mano e a boneca de pano (Manas, 2013, infanto-juvenil, O Mistério do Vento Negro, volumes I e II(Imprensa Livre, 2014-2015, juvenil), Um Continho de Natal(Metamorfose, 2016) e o lançamento de 2018: Histórias para ler no Intervalo ( Metamorfose, 2018). Participou de três antologias, Brasil Poeta (Alcance, 2005), Casa do Poeta Rio-Grandense (Alcance, 2005) e Mercopoema (Alcance, 2005) e uma coletânea de contos, Metamorfoses (Metamorfose, 2016). Além do curso de Magistério, Cláudia é graduada em Letras, especialista em Pedagogia Gestora e Supervisão Escolar. Atua no meio educacional também como mediadora de leitura e, como jornalista colaboradora, a escritora é colunista do Jornal de Viamão/RS, bem como escreve para o portal Artistas Gaúchos, Homo Literatus e Almanaque Literário.

claudiadevillar@yahoo.com.br
www.claudiadevillar.com.br
www.facebook.com/claudia.devillar


Colunas de Cláudia de Villar:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na