artistasgauchos









Desenvolvido por:
msmidia

Literatura

Dar férias para a leitura é possível?
Cláudia de Villar

O período de férias nos remete a coisas boas. Para começar é o fim daquela musiquinha do despertador que toca todas as manhãs, insistentemente, não somente para nos acordar, mas para não deixar que esqueçamos que temos que ir à luta! O dia-a-dia nos consome tempo e espaço. E, por causa dessa loucura da rotina estamos sempre com as “desculpas” na ponta da língua: “Ah, eu até que queria, mas não tenho tempo”. Inclusive para as leituras.

Há uma gama de pessoas que consegue dar conta do serviço, da família e da leitura. Outros indivíduos apenas se dispõem a ler em épocas das famosas feiras de livro ou quando estão estudando (aqui destaco as leituras obrigatórias e didáticas), mas existem sim pessoas que reservam um espacinho de seu tempo para ler. São os chamados ‘loucos por leitura’. Aquele vício ou hábito que quando nos pega de jeito... Não nos abandona. Que bom!

Entretanto, quando as tão sonhadas férias chegam e o despertador já não nos incomoda mais vem a urgência da diversão: praia, balada, churrascada, passeios turísticos, visita aos parentes e familiares afastados, etc. E a leitura? Sim, cadê aquele tempo que tanto precisávamos para colocar a leitura em dia? Para lermos aquela pilha de livros que compramos nas feiras?

Infelizmente, alguns aqui dirão: “Ah, férias é tempo de diversão”. E ler não é divertido? Não. Para os que não encontram “tempo” para ler a leitura é chata e obrigatória. Porém, para os ‘viciados’, sempre é tempo de ler!

Portanto, como dar férias para a leitura? Jamais! Podemos sim, diminuir o ritmo, mas para aqueles que são apaixonados por livros sempre haverá aquela obra que você PRECISA ler. E então você dá um jeitinho e lê.

Lê na praia, no sítio, no avião, no ônibus, na cama de um hotel, numa rede, ou no conforto de seu lar, mas não deixa de ler. Afinal, ler faz parte do seu viver.

Boas férias e boa viagem literária!


05/02/2014

Compartilhe

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "125502" no campo ao lado.
 
  

 

  Cláudia de Villar

Cláudia de Villar é professora, escritora e colunista. Formada em Letras pela FAPA/RS, especialista em Pedagogia Gestora e em Supervisão Escolar pelo IERGS/RS, também atua como colunista de site literário Homo Literatus e Jornal de Viamão do RS, além de ser pós-graduanda em Docência do Ensino Superior (IERGS/RS). Escreve para diversos públicos. Desde infantil até o público adulto. Passeia pela poesia e narrativas. Afinal, escrever faz parte de seu DNA.

claudiadevillar@yahoo.com.br
claudiadevillar.blogspot.com/
www.facebook.com/claudia.devillar


Colunas de Cláudia de Villar:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Apoio Cultural