artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia

Música

Na boleia com a Estado das Coisas
Guilherme Wunder

A Estado das Coisas surgiu em 1993, com os músicos Tiago Ferraz e Cláudio Joner como idealizadores da banda. Vinte anos depois o grupo está consagrado no cenário gaúcho, já tendo lançado sete álbuns, entre eles o projeto Rock de Galpão, conhecido em todo o Brasil por dar uma nova roupagem para clássicos da música nativista como "Eu Sou do Sul" e "Castelhana". O vocalista da banda, Tiago, conta como começou o projeto:

- Nós tocávamos na Dado Bier (casa noturna de Porto Alegre), e uma vez foram convidados quatro artistas para se apresentar com as bandas residentes, entre eles Renato Borghetti, que nós escolhemos para tocar com a gente. Como a mistura do rock com a música nativista deu certo, a Dado convidou o Neto Fagundes para tocar e fazer a "Quinta Gaúcha", onde toda semana tinha um músico do meio nativista como convidado. Depois de um tempo a gente começou a formar um repertório do que seria o Rock de Galpão. Quando o projeto ficou pronto eu perguntei para o Bagre Fagundes o que ele achava, e ele disse que estava ficando bom o nosso "Rock de Galpão". Na hora vimos que aquele tinha que ser o nome, e então batizamos o projeto com este nome em homenagem ao Bagre Fagundes.

Depois de consolidado o Rock de Galpão o grupo resolveu começar um novo projeto, chamado Pulperia Roqueira, onde mais uma vez a banda iria reverenciar a música gaúcha. Quem conta um pouco mais sobre como surgiu a proposta é o baterista da banda, Guilherme Gul: "Nós estávamos tocando o Rock de Galpão, que tem essa linha mais tradicionalista, e ao mesmo tempo queríamos tocar coisas diferentes, algo mais lado B da música gaúcha e também não necessariamente só músicas nativistas, mas sim outros ritmos aqui do sul. Então resolvemos criar o Pulperia Roqueira, onde homenageamos os músicos gaúchos, mas com canções que não fizeram tanto sucesso."


Músicos como Sandro Cartier, Álvaro Godolfim e Rodrigo Tavares já passaram pela banda antes da formação atual, que conta com Tiago Ferraz (voz e guitarra), Rafa Schuler (guitarra e vocais), Guilherme Gul (bateria), Alexandre “Mestre Kó” (teclados e vocais), David Fontoura (contrabaixo) e Paulinho Cardoso (acordeon). Tiago, o único remanescente da banda original, fala que as formações diferentes ajudaram a dar uma sobrevivência para a banda: "Queira ou não, vai mudando a energia, a turma, a proposta. Além disso, há também a vontade de tocar, o que faz com que a banda continue até hoje", enfatiza.

Sobre o CD homônimo da banda que foi lançado em 2012, os músicos contaram que desde 2003 não entravam em estúdio e que esse trabalho demorou quatro anos para ficar pronto. Com direção de Hique Gomez, e mixagem de Ricardo Vidal, o álbum traz as participações especiais de Tonho Crocco, Serginho Moah, Neto Fagundes, João Vicenti entre outros músicos convidados. Apesar de ter lançado o álbum em 2012, Tiago diz que a banda está desapegada com questão ao tempo, até porque lançaram um ótimo CD, premiado como melhor disco pop no Prêmio Açorianos.

O que vem por ai

Para 2014 o grupo pretende sair em turnê de divulgação do último trabalho, além de lançar alguns clipes de shows ao vivo que já foram gravados durante este ano. Há também o projeto de um novo CD do Rock de Galpão, mas não tem nada concreto ainda, por enquanto o grupo só pensa em algumas músicas que poderiam entrar nesse novo trabalho. Agora eles só pensam em pegar a estrada e levar essa releitura da música gaúcha para o mundo.

 

Guilherme Wunder é estudante de jornalismo da Uniritter e editor do Blog do Wunder (http://blogdowunder.blogspot.com.br), que publica matérias diversas sobre o RS, em especial sobre a cultura local.


24/01/2014

Compartilhe

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "025405" no campo ao lado.
 
  

 

  Guilherme Wunder

Jornalista e especialista em criação e produção de conteúdos digitais, Guilherme Wunder é editor do blog que leva sua marca, responsável pelo espaço Filmes d'A Semana - coluna semanal sobre cinema no Jornal A Semana, onde também é setorista de cultura -, além de já ter colaborado para projetos como RockGaúcho.com, Hoje é Dia de Rock Guri e 3 Sagas.

guilherme-ws@hotmail.com
blogdowunder.blogspot.com.br


Colunas de Guilherme Wunder:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com






Confira nosso canal no


Vídeos em destaque

Carreira de Escritor

Escrevendo para redes sociais


Cursos de Escrita

Cursos de Escrita

Curso Online de
Formação de Escritores

Curso inédito e exclusivo para todo o Brasil, com aulas online semanais AO VIVO

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas de escrita online

Os cursos online da Metamorfose Cursos aliam a flexibilidade de um curso online, que você faz no seu tempo, onde e quando puder, com a presença ativa do professor.

Mais informações