artistasgauchos









Desenvolvido por:
msmidia

Literatura

Adeus Ano Velho. Feliz Livro Novo
Cláudia de Villar

Quando estamos chegando ao final de uma etapa, geralmente a nossa mente é impulsionada a fazer algumas reflexões acerca de tudo que vivemos. Quando essa etapa é o final de um ano, bem... Aí a “coisa” toma outro grau de importância.

O final de um ano nos leva não apenas a refletirmos sobre as nossas andanças, mas sobre todo o conjunto da obra: nós, família, amigos, colegas, vizinhos e, entre essa gama de motivos e opções para uma boa reflexão há o capítulo: livros. Sim, o que lemos em 2013? O que deixamos de ler? O que gostamos de ler e relemos? Ou o que lemos e não gostamos?
Obviamente, o gostar ou não gostar de uma leitura ou de um livro está diretamente atrelada à nossa experiência de vida, às nossas emoções, à bagagem de leitor que trazemos, às nossas expectativas relacionadas à obra que temos em mãos. É um leque de situações que são imprescindíveis no momento de darmos a nossa opinião sobre um livro. Dependendo do momento ao qual estamos passando, um livro pode nos parecer cansativo, ou pode parecer maravilhoso. Essa é a magia da leitura, uma mesma obra nos remeter a muitos sentimentos e sensações dependendo do momento e do tempo em que ela é lida.

Quem de nós na escola não vivemos como alunos a experiência de ter que ler um livro e ‘achá-lo’ ruim? E, algum tempo depois, esse mesmo livro, após uma segunda leitura, ser para nós um veículo de descobertas? É a magia da leitura.

Desejo que em 2014 (60 Anos da Feira do Livro de POA/RS), mais e mais pessoas descubram-se leitores vorazes. Que a palavra escrita seja marca constante e marcante em nosso dia-a-dia. Que a presença do livro nas escolas seja rotina e que o incentivo à leitura não seja mais apenas uma campanha eleitoreira ou midiática, mas desejo real e a prática da leitura se torne um hábito prazeroso e emocionante.

Por fim, adeus ano velho e feliz livro novo a todos os leitores, escritores, poetas, contadores de histórias, editores e mediadores de leitura.


07/01/2014

Compartilhe

 

Comentários:

Gostei muito do teu texto.Nos leva à reflexão.Eu também desejo que o ano de 2014 seja um ano de mais leitura e mais escritores.No mes de janeiro estão acontecendo as Feira de Livro do Litoral Norte:Atlântida Sul,Tramandaí e Imbé.Alguns colegas lançando livros e muitas atividades literárias.O que é muito bom para um início de ano novo.
Suely Braga, Osório -RS 28/01/2014 - 16:07

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "192104" no campo ao lado.
 
  

 

  Cláudia de Villar

Cláudia de Villar é professora, escritora e colunista. Formada em Letras pela FAPA/RS, especialista em Pedagogia Gestora e em Supervisão Escolar pelo IERGS/RS, também atua como colunista de site literário Homo Literatus e Jornal de Viamão do RS, além de ser pós-graduanda em Docência do Ensino Superior (IERGS/RS). Escreve para diversos públicos. Desde infantil até o público adulto. Passeia pela poesia e narrativas. Afinal, escrever faz parte de seu DNA.

claudiadevillar@yahoo.com.br
claudiadevillar.blogspot.com/
www.facebook.com/claudia.devillar


Colunas de Cláudia de Villar:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Apoio Cultural