artistasgauchos









Desenvolvido por:
msmidia

Artigos e Resenhas

Brasil X Argentina
Ana Mello

Bem, eu confesso que sempre tive certa restrição aos argentinos, acho que gerada pelas disputas no futebol. Isso foi passando do meu pai e do meu irmão, que sempre foram fanáticos por futebol. Mas agora o Papa já reconheceu e falou para todo mundo ouvir que não existem mais disputas, o Papa é Argentino e Deus é brasileiro.
 
Nas minhas recentes e maravilhosas férias de inverno, ganhei de presente uma viagem para a Argentina.  Buenos Aires, Bariloche, Vila la Angostura e San Martin de los Andes. Nove dias convivendo com meus amigos, marido e muitos argentinos por toda parte.
 
Na viagem em geral percebi a presença de um grande número de brasileiros e muitas crianças, devido às férias escolares. Nas lojas e restaurantes os brasileiros manifestavam-se de forma muito educada e mesmo quando queriam apenas perguntar um preço, pediam licença no início da conversa. Tentavam falar na língua nativa e agradeciam cordialmente. Fora de Buenos Aires todos são muito educados e hospitaleiros, sem exceções. Fazem questão de atender bem os turistas e garantir que voltem. Apreciam demais o pagamento em dólares e trocam muito bem no comércio.
 
Um fato me surpreendeu de forma bastante positiva. Estávamos em uma padraria no fim da tarde para comprar uns sanduiches e uns deliciosos croissants. Meu marido errou a chamada da senha e foi atendido antes de um rapaz que tinha a senha menor. Nos desculpamos e para retribuir resolvemos ceder nosso lugar para ele na fila de pagamento. Ele não aceitou, tentou falar português com a gente e disse que era da cidade, não estava em férias e, portanto podia esperar. Além do mais, todas as vezes que veio ao Brasil foi tratado com a maior gentileza e agora era sua vez de retribuir.
 
Achei muito legal e resolvi perguntar em que lugares do Brasil ele tirava férias. Em Fortaleza, ele respondeu. Realmente alguns lugares estão preparados para receber turistas e isso é muito importante. Em minha opinião, nós gaúchos não somos tão educados assim. Precisamos melhorar o tratamento com nossos conterrâneos, no convívio diário e aprender que a gentileza é para ser praticada com todos.
 
Donaire!

02/08/2013

Compartilhe

 

Comentários:

Parabéns pela iniciativa deste site!
ROSANE NUNES SALDIVIA, Porto Alegre 13/08/2013 - 16:29

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "044802" no campo ao lado.
 
  

 

  Ana Mello

Ana Mello é escritora e publica em diversos sites na internet. Escreve poesias, contos e crônicas. É coordenadora do Movimento Poetrix no Rio Grande do Sul. Apaixonada por minicontos, ministra oficinas em cidades como Cachoeirinha e Osório.

anaelyod@yahoo.com.br
minicontosanamello.blogspot.com
twitter.com/anamello


Colunas de Ana Mello:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Apoio Cultural