artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia

Artigos e Resenhas

Professor também mata
Cláudia de Villar

Sim, professor também mata. Sim, professor pode ser um assassino em potencial. Sim, eu sou professora!
 
Podemos ter inúmeros assassinos nas escolas em que nossos filhos e nossas crianças estão estudando. Assassinos em potencial. Assassinos cruéis, sórdidos e perversos. Assassinos silenciosos. Assassinos que não aparecem na mídia, mas matam sorrateiramente e com o aval dos alunos e pais.
 
Não, os pais não desejam que os alunos morram. Mas adultos permitem o assassinato de seus filhos quando assistem, passivamente, suas crianças sendo tolhidas um dia após o outro por um professor que não lê. Que não gosta de ler. Que tem raiva de quem lê. Que menospreza o leitor. Aborta, lentamente, cada leitor iniciante. Vai espalhando ‘bombas’ nas salas de aula. Vai dizendo e reproduzindo a cada nascer do sol para as crianças que a leitura faz mal à saúde, ao indivíduo, à nação.
 
Como fazem isso? Não lendo. Não indicando leituras. Menosprezando cada oportunidade que surge para levar a leitura até o seu aluno. Que não elogia a leitura, ridicularizando oficinas, palestras e bate-papo com escritores. Sim... Há muitos professores que matam! E não se iludam! Há muitos pais e alunos que não gostam ler. E quando surge um professor (representante oficial da cultura) que diz nas entrelinhas de seus atos: “Ler não é legal. Ler é banal”, inicia-se o assassinato com aval!

Não permita que uma criança sofra um assassinato literário. Leia. Permita-se ler, crescer, desenvolver e sorrir. E, mais do que sorrir, permita-se existir! Ler é viver. Ler é ser agente no mundo. Ler é fazer parte da sociedade. Proibir ou não incentivar a leitura é uma forma de discriminação. Não faça parte desse grupo! Apoie e exija um professor leitor!
 
Sim, eu sou uma professora! Não, eu não sou uma assassina. Sim, eu sou uma incentivadora da leitura, da vida, do SER!

06/06/2013

Compartilhe

 

Comentários:

A LEITURA TEM QUE SER INCENTIVADA ,MAS NÃO SE FAS MAIS PROFESSORES COMO CLAUDIA DE VILLAR.
Marisa villar fraga, porto alegre 23/06/2013 - 21:48

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "162611" no campo ao lado.
 
  

 

  Cláudia de Villar

Cláudia Oliveira de Villar é natural de Porto Alegre/RS e atua desde 2000 como professora de séries iniciais do ensino fundamental em escola pública estadual. Possui doze livros publicados, sendo dez para o público infanto-juvenil e dois para adultos: Eu também... (Alcance, 2005, infantil), Bola, sacola e escola (Manas, 2009, infantil), Zé Trelelé no Gre-Nal (Manas, 2010, infantil), Uma foca na Copa (Manas, 2010, infantil), Meu Primeiro Amor (Manas, 2011, infantil), Aprendendo a viver e ensinando a sonhar (Manas, 2012, adulto), Rambo, um peixe no fandango (Manas, 2013, infantojuvenil), Mano e a boneca de pano (Manas, 2013, infanto-juvenil, O Mistério do Vento Negro, volumes I e II(Imprensa Livre, 2014-2015, juvenil), Um Continho de Natal(Metamorfose, 2016) e o lançamento de 2018: Histórias para ler no Intervalo ( Metamorfose, 2018). Participou de três antologias, Brasil Poeta (Alcance, 2005), Casa do Poeta Rio-Grandense (Alcance, 2005) e Mercopoema (Alcance, 2005) e uma coletânea de contos, Metamorfoses (Metamorfose, 2016). Além do curso de Magistério, Cláudia é graduada em Letras, especialista em Pedagogia Gestora e Supervisão Escolar. Atua no meio educacional também como mediadora de leitura e, como jornalista colaboradora, a escritora é colunista do Jornal de Viamão/RS, bem como escreve para o portal Artistas Gaúchos, Homo Literatus e Almanaque Literário.

claudiadevillar@yahoo.com.br
www.claudiadevillar.com.br
www.facebook.com/claudia.devillar


Colunas de Cláudia de Villar:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com






Confira nosso canal no


Vídeos em destaque

Carreira de Escritor

Escrevendo para redes sociais


Cursos de Escrita

Cursos de Escrita

Curso Online de
Formação de Escritores

Curso inédito e exclusivo para todo o Brasil, com aulas online semanais AO VIVO

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas de escrita online

Os cursos online da Metamorfose Cursos aliam a flexibilidade de um curso online, que você faz no seu tempo, onde e quando puder, com a presença ativa do professor.

Mais informações