artistasgauchos









Desenvolvido por:
msmidia

Literatura

A importância do exemplo
Cláudia de Villar

Desde os tempos mais remotos, lembramos aqui de Platão, seguidor de Sócrates, já era enfatizado a importância do exemplo para a construção do cidadão. Podemos aqui dizer que a formação familiar, independente de serem pais e mães ou duas mães, ou dois pais, ou avós, seja lá quem for, a família, o grupo que se apresenta e se constrói junto a uma criança é muito importante para a formação moral, social e emocional de uma criança.

 
As noções de realidade, de convívio e de solidariedade se aprendem no lar.Também no lar são aprendidas as noções de escolarização. O quanto a vida escolar é importante para a formação do indivíduo. De nada adianta apenas falar para o filho que ir para a escola faz bem. Que é um dever. Que é bom se, ao longo dos dias, não damos importância para os temas de casa, para os cadernos dos filhos. Educa-se pelo exemplo.
 
Da mesma forma na escola o professor também ensina mais com o seu exemplo do que com o quadro repleto de letras e fórmulas. A melhor palavra de ensino é a palavra executada através do exemplo dado em sala de aula. Não adianta dizer que ler é importante se, após mandar os alunos lerem, o professor passa a falar ao celular ou a executar qualquer outra coisa que não seja participar daquele momento literário com seus alunos.
 
Assim também, a melhor fórmula de ensino-aprendizagem é o modelo a ser seguido. De que adianta diretores, supervisores e toda uma equipe de escola exigir que seus professores exijam mais leituras de seus alunos se a própria equipe torce o nariz para feiras de livros, para palestras e oficinas que incentivam seus professores a serem mais adeptos da leitura.
 
Portanto, antes que partamos para um debate acerca da educação e leitura, é necessário que se faça uma reflexão consciente sobre a participação real que cada um exerce nesse globo literário. Será que não estamos apenas falando em ler em época de feiras de livros? Ler tem data marcada? Ou ler é um ato inconsciente e permanente? Veja que não falo em decodificar palavras e letras, mas sim, ler.
 
Sendo assim, quero reforçar a importância do exemplo de leitor. Seja esse exemplo familiar ou escolar. Ambos têm valor e são importantíssimos na formação do cidadão leitor e crítico no mundo.

08/05/2013

Compartilhe

 

Comentários:

A importância do exemplo não se discute e os bons exemplos fazem a diferença! Claudia, seu texto é exemplar e você é um grande exemplo levando-nos a reflexão sobre o tema. Parabéns.
Lueci Mattos, Viamão/RS 15/05/2013 - 22:47
Cláudia, fantástico teu texto.É realmente e só o exemplo o melhor de todos os ensinamentos.Parabéns
Jussara Mello, Porto Alegre-RS 14/05/2013 - 17:19

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "485003" no campo ao lado.
 
  

 

  Cláudia de Villar

Cláudia de Villar é professora, escritora e colunista. Formada em Letras pela FAPA/RS, especialista em Pedagogia Gestora e em Supervisão Escolar pelo IERGS/RS, também atua como colunista de site literário Homo Literatus e Jornal de Viamão do RS, além de ser pós-graduanda em Docência do Ensino Superior (IERGS/RS). Escreve para diversos públicos. Desde infantil até o público adulto. Passeia pela poesia e narrativas. Afinal, escrever faz parte de seu DNA.

claudiadevillar@yahoo.com.br
claudiadevillar.blogspot.com/
www.facebook.com/claudia.devillar


Colunas de Cláudia de Villar:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Apoio Cultural