artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia

Criação Literária

Sobre a crítica ao texto
Marcelo Spalding

Todos nós, que gostamos de escrever, temos grande carinho pelos nossos escritos. Muitos escritores chegam a dizer que criticar um texto seu é como criticar um filho, e quem tem filho sabe como isso dói. E irrita.

Entretanto, é importante para quem participa de uma oficina encarar as críticas de forma positiva, com maturidade. Quando se envia um texto para ser lido tecnicamente por alguém, o que se está esperando é exatamente a crítica, a sugestão, o olhar de fora que nos dirá onde podemos melhorar. Se o texto for devolvido com um “muito bom” ou “parabéns”, pouco ou nada tal leitura contribuiu com você.

Confesso que muitas vezes recebo textos tão bons que pouco ou nada teria para mexer, mas faço um esforço para encontrar aqui ou ali algumas recomendações a fim de tornar mais produtiva a apreciação. Vale ressaltar, também, que quando falamos em escrita criativa não podemos falar em “erro” do texto. Há erros, claro, e esses devem ser apontados (muitas vezes, erros linguísticos, que sempre se refletem na capacidade criativa), mas o que faço na maioria são sugestões, impressões, que podem ou não ser adotadas pelo autor do texto, por quem irá assiná-lo.

Um exemplo: recebi este belo texto da participante Tânia Melo (http://escritacriativaonline.blogspot.com.br/2012/10/magia-cigana.html). Gostei muito, mas entre algumas sugestões pontuais, sugeri que ela fizesse parágrafos mais longos, fragmentando menos o texto. Em resposta, a Tânia disse que preferia parágrafos curtos pelo bem da agilidade do texto, achava os parágrafos longos muito cansativos. Perfeito, está aí uma justificativa consciente que marca o estilo do autor. Não que eu tenha mudado minha opinião, mas respeito a da autora e, mais do que isso, o texto funciona.

Enfim, nossos textos podem ser como nossos filhos, mas mesmo nossos filhos podem, de vez em quando, ser criticados, não é mesmo? Aliás, que bom seria se tivéssemos uma consultoria rápida para saber o que fazer quando nossos bebês jogam a comida longe ou fazem manha no meio do shopping. Provavelmente eu não gostaria de ouvir a resposta, mas é possível que isso me ajudasse a melhorar bastante.


20/04/2013

Compartilhe

 

Comentários:

Li com atenção o comentário do prof a respeito das criticas dos textos. Estou aquardando a resposta dos meus textos enviados.
Jamily Nacur Rezende, Belo Horizonte 26/02/2021 - 12:00
Vejo a crítica doo texto como a luz uma vela que ilumina o caminho de uma longa jornada rumo a perfeição. Acho que o sentimento correto a respeito deveria ser de gratidão.
João Carlos Bueno Cruz, PoA/ RS 06/01/2021 - 17:27
Obrigada por todas as correções e análise que fez de meu texto. De maneira gentil me apontou alguns pontos, os quais concordei. Acho que vi meu texto com outro olhar. Não sei se ao final do curso estarei escrevendo melhor, mas sei que serei uma leitora melhor. Abraços!
Lucia Roxo, CACHOEIRINHA 21/09/2020 - 12:30
Obrigada pela crítica ao meu texto, Marcelo. Realmente não é muito agradável ouvir críticas aos nossos "filhos", mas, afinal, é para isso que estamos aqui, não é mesmo? Li e reli suas sugestões e e acho que meu próximo conto já sairá um pouco melhor.
LUCIANA MENDES SABINO, Australia 01/05/2020 - 19:57
Primeiramente, peço desculpas pelo e-mail apressado. Foi enviado sem a devida correção, após modificação do texto. Quando à crítica ao trabalho apresentado, me parece perfeitamente normal, e é a prova do interesse do professor em contribuir para o aprimoramento de quem quer ser considerado escritor. O amigo leal sente-se à vontade para fazer algum reparo. Com igual razão quem está a disposição, profissionalmente, para esse fim. Fique tranquilo.
Fortunato dos Santos Oliveira, Santiago, RS 29/03/2020 - 19:27
Sou grata por suas intervenções. Minha proposta com o curso é melhorar, ser mais técnica. Preciso do seu olhar apurado, critico para chegar onde desejo. Obrigada.
Eliane Resende Ribas, Barbacena-MG 30/01/2020 - 22:14
Prezado Professor, É um privilégio participar da Oficina Criativa. Primeirament e lhe parabenizo pela feliz idei a da criação da oficina, dando oportunidade a todos que dese jam aprender a escrever ou me lhorar sua escrita. Agradeço- lhe sua crítica, feita de forma construtiva. Assim, ao final das aulas, espero ter apreendido um pouco de suas lições.
Maria Theresinha Gonçalves Mattos, Florianopolis/SC 16/06/2019 - 21:49
Olá, professor, te agradeço pelas críticas e dcas qe me mandou, desculpe pelos erros de português que estavam em meu texto, usarei o que disse para melhorar assim meu texto. Obrigado Rodrigo.
Rodrigo Zago, Porto Alegre 14/03/2019 - 08:29
Professor Marcelo, agradeço profundamente suas críticas. Achei-as todas pertinentes e ditas de forma construtiva, profissional. Um dos motivos que me levaram a fazer este curso foi justamente o fato de o senhor pessoalmente ler os nossos textos e comentá-los. Correspondeu à minha expectativa. Abraços.
Maria Teresa Simão, São Paulo 09/03/2019 - 12:41
Professor Marcelo, além de confiar plenamente no senhor como profissional, sei que críticas, quando construtivas como as suas, só têm a nos fazer crescer. Sinto-me privilegiada por ser parte desse processo.
Fernanda Barbosa Soares, Campo Grande 10/08/2018 - 13:32
Professor Marcelo, este foi o primeiro texto que lhe enviei, estou escrevendo outros conforme os ensinamento das aulas. Espero sua critica sim, porque sei que és um expert no assunto enquanto eu estou recém querendo engatinhar. Portanto fique à vontade em criticar. Iêda
IEDA DAMASCENO DE ANDRADE, Porto Alegre 13/07/2018 - 17:46
Não levo nenhuma crítica como ponto negativo, até porque é o que eu espero, uma crítica que me mostre de fato aonde preciso melhorar. Quando dei início a este curso, foi na intensão de captar novas formas, afim de deixar minha criatividade nascer sem esforço... e por incrível que pareça eu percebi que minhas idéias estão fluindo com mais naturalidade, me dando a cada dia novas histórias diferentes.
Waleria, Rio de Janeiro 25/03/2018 - 14:51
As críticas foram oportunas e delicadas até. Não imaginei que fizesse tanta lambança com os tempos verbais. Obrigada pela sinceridade.
NILSA Fatima Fazzolo Machado, FOZ DO IGUAÇU 22/02/2018 - 16:25
Professor Marcelo, muito obrigado pelas observações nos meus textos. Foram bastante oportunas. Sempre precisei de alguém que realizasse uma leitura crítica dos meus textos. Forte abraço e sucesso a todos nós!
Roni Ferreira Nunes, Santa Cruz do Sul 11/12/2017 - 13:52
Professor Marcelo, um olhar crítico sobre nossos textos nos ajuda a crescer,melhorando nossa escrita.Além do mais, ela torna legítimo o elogio.Obrigada pelo olhar atencioso sobre meus texto.
Ana Lucia Rodrigues Lopes Santana, Americana SP 07/08/2017 - 17:19
Mas essa é uma das grandes sacadas de se fazer uma oficina de escrita criativa a oportunidade de ter um olhar técnico esmiuçando seu texto, com o intuito de ajudar. Isso pra mim é sensacional.
Felipe Mota, Itaberaba/BA 21/07/2017 - 21:03
As críticas são muito importantes para nosso amadurecimento e aprimoramentos, muiiiito obrigada Marcelo.
Diane Maciel, Mogi/SP 11/07/2017 - 18:16
ERRATA: Na citação de Clarice Lispector, parte de uma frase foi misteriosamente abduzida pelo computador. Segue a frase completa: “E é verdade. A vida de cada pessoa é passível de um aprofundamento doloroso e a vida de cada pessoa é "inacreditável". Aliás, quando ela cita “aprofundamento doloroso”, com certeza, ela deve estar falando de crítica (brincadeiras à parte, não é que dá o que pensar?). Vocês não concordam? Abraços a todos os participantes e ao professor Marcelo.
Hugo Ricardo Lengert, São Leopoldo-RS 06/07/2017 - 11:12
Crítica, quando não é puramente opinião pessoal, mas se embasa em critérios plausíveis, é sempre excelente para quem quer aprender. E oficina literária é espaço para aprendizado. Geralmente quem se ofende com a crítica é gente que se leva muito a sério e ainda não aprendeu a rir de si mesmo. Tenho uma relação de amor e ódio com meus textos (meu parecer a respeito deles sempre oscila entre achá-los bons e, no momento seguinte, desprezíveis). Fico corrigindo incessantemente até o momento de enviar para apreciação de alguém. O jeito de me livrar de um conto é escrever outro em seguida. Deixo um trecho do livro Um Sopro de Vida de Clarice Lispector para reflexão: “Todo o mundo que aprendeu a ler e escrever tem uma certa vontade de escrever. É legítimo: todo o ser tem algo a dizer. Mas é preciso mais do que a vontade para escrever. Ângela diz, como milhares de pessoas dizem (e com razão): "minha vida é um verdadeiro romance, se eu escrevesse contando ninguém acreditaria". E é verdade. A vida de cada pessoa é "inacreditável". O que devem fazer essas pessoas? O que Ângela faz: escrever sem nenhum compromisso. Às vezes escrever uma só linha basta para salvar o próprio coração”.
Hugo Ricardo Lengert, São Leopoldo-RS 06/07/2017 - 10:49
Marcelo como já falei, estou adorando as oficinas, e sinceramente, estou participando para aprimorarmeus conhecimentos que são poucos, e espero sempre receber criticas construtivas, pois só assim conseguimos evoluir e atingir nossos objetivos, se eu não chegar a publicar algum dia um livro ou conto, com certeza serei uma grande leitora. mais uma vez parabéns pelo projeto!
Sheila Rapkiewicz, Alvorada 04/07/2017 - 20:26
Suas observações no meu texto foram muito pertinentes e contribuiram de forma significativa para minha escrita. Quem não está apto a receber críticas e sugestões deve escrever apenas para si mesmo.
Vanessa Cardoso, Rio Claro 06/06/2017 - 11:37
Acho valido teus comentários. Se não tivermos maturidade para ouvir comentários críticos sobre o que escrevemos como vamos crescer.
Vera Salbego, Guaiba 04/06/2017 - 19:13
Concordo com todas as críticas que fizeste até agora, percebo como é difícil mostrar e não narrar, parece que a escrita acadêmica acaba nos viciando num determinado modelo. E a falta de planejamento do final da história realmente propicia uso de clichês.
Carla Pintado, POA/RS 25/03/2017 - 14:20
As críticas que o professor Marcelo faz são super relevantes para quem almeja melhorar a produção da escrita criativa. É como ele mesmo diz em suas aulas: gostar de escrever é bom, mas o mais importante é ter persistência, não desistir e buscar aprimorar cada vez mais o texto literário.
Giovanna Leite, Campina Grande - Paraíba 20/03/2017 - 21:24
Marcelo, as críticas são imprescindíveis para o aprendizado.
Maria Auxiliadora R Araujo, Salvador 20/03/2017 - 13:59
Quando cursei mestrado, meu orientador escrevia em letras garrafais: "NÃO ENTENDI NADA!, REESCREVA, TEXTO CONFUSO. Muitas vezes fiquei chateada, mas no final concluí que as críticas foram fundamentais para meu aprendizado. Achei suas recomendações pertinentes e buscarei aprimorar.
Marilia Monteiro Alvim, Rio de Janeiro - RJ 15/03/2017 - 19:23
Marcelo, considerei suas observações pertinentes, pontuais e transformadoras. Como meu desejo é melhorar minha escrita, continuarei aberto para o aprendizado. Alguém, certa vez disse: "Amo os que me criticam porque me ajudam; evito os que me bajulam porque me corrompem". Obrigado!
Wadson Vieira, Novo Hamburgo/RS 20/01/2017 - 08:39
Marcelo, sua leitura crítica me ajudou muito. Fiquei surpresa e contente com seu olhar apurado e atento, que vê bem mais que o meu. Eu achava que escrevia bem, daí a surpresa ao receber suas correções e observações. Fiquei contente por perceber que posso melhorar. Os meus textos são, sim, como filhos que estão em fase de crescimento e precisam de atenção e cuidados. Quero vê-los bem crescidos, bem arrumados e bonitos! Por isso estou participando de sua Oficina de Escrita Literária. Muito grata.
Rosa Maria, Bragança Paulista/SP 11/10/2016 - 18:04
Marcelo, realmente, receber uma crítica. às vezes, é difícil. Quando escrevemos, eu por exemplo, crio um laço emocional com minhas palavras e meu estilo que, receber uma crítica, dói. Soa como se eu 'fosse' errada, quase algo pessoal. Há que se ter um tempo para respirar, parar e refletir sobre a crítica recebida. Uma conversa sobre o ponto criticado ajuda muito. Mas, com o passar do primeiro impacto, percebemos que as críticas servem para enriquecer o texto. A partir desse entendimento, tudo flui melhor e ocorre o crescimento literário. Muito bom o seu texto. Abs.
Cláudia de Villar, Porto Alegre/RS 12/07/2013 - 13:57
Acho que se alguém se dispõe a participar de uma oficina está interessada em aprimorar e, comunicar-se com os leitores de seu tempo. É papel do mestre apontar uma direção e ensinar o certo, a personalidade é única e não será mudada pela crítica.
LIANDRO, PORTO ALEGRE 09/05/2013 - 02:49
´Marcelo,acho certo tua atitude.Quando estamos participando de uma oficina é para aprender,melhorar nossos textos.Já participei de várias oficinas e os escritores ensinavam e criticavam.A melhor oficina que fiz foi com o escritor Alcy Cheuiche.A gente lia o conto para todos os participantes e ele aprovava e aos poucos ia corrigindo os erros,respeitando o que cada um escrevia.Assim todos adoraram a oficina e ninguém se sentiu. bloqueado. Moacyr Sclair usava o mesmo método.Já o Kiefer mandava colocar no lixo.Acho que isto bloqueia o aluno.
Suely Braga, Osório -RS 22/04/2013 - 21:34

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "505108" no campo ao lado.
 
  

 

  Marcelo Spalding

Marcelo Spalding é professor, escritor com 8 livros individuais, editor de mais de 80 livros e jornalista. É pós-doutor em Escrita Criativa pela PUCRS, doutor em Literatura Comparada pela UFRGS, mestre em Literatura Brasileira pela UFRGS e formado em Jornalismo e Letras.

marcelo@marcelospalding.com
www.marcelospalding.com
www.facebook.com/marcelo.spalding


Colunas de Marcelo Spalding:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com






Confira nosso canal no


Vídeos em destaque

Carreira de Escritor

Escrevendo para redes sociais


Cursos de Escrita

Cursos de Escrita

Curso Online de
Formação de Escritores

Curso inédito e exclusivo para todo o Brasil, com aulas online semanais AO VIVO

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas de escrita online

Os cursos online da Metamorfose Cursos aliam a flexibilidade de um curso online, que você faz no seu tempo, onde e quando puder, com a presença ativa do professor.

Mais informações