artistasgauchos









Desenvolvido por:
msmidia

Literatura

Obscenidades
Ana Mello

Quando vi a discussão sobre um conto que havia causado polêmica em uma escola de São Paulo por tratar de assunto erótico fiquei  curiosa com a notícia, como ouvi pela metade, tratei de me informar. Obscenidades para uma dona-de-casa é um conto de Ignácio de Loyola Brandão e para ser sincera eu tinha vaga lembrança de tê-lo lido. A impressão que eu tinha é que era uma história triste com alguns palavrões.

Depois vi mais notícias sobre o caso na televisão, vi que se tratava de pais de uma escola de São Paulo que haviam recorrido ao Ministério Público por julgarem inadequada a leitura do conto pelas filhas gêmeas de 17 anos e ainda mais incentivadas pela escola.

O conto está no livro os Cem Melhores Contos Brasileiros do Século e antes estava no livro Os Cem Melhores Contos de Ignácio de Loyola Brandão, publicado em 1997. Nossa! Segundo o autor este conto tem 27 anos e já foi texto de teatro duas vezes. Assisti então uma  reportagem em que o jornalista pedia para algumas pessoas que lessem trechos do conto e as pessoas negavam-se a ler quando se deparavam com alguma palavra mais picante. Tudo bem dá para entender, elas não conheciam o conto e poderia ser uma pegadinha maliciosa. Compreensível.

Depois de reler, no entanto posso concluir que sim, tem algumas palavras fortes, para quem desconhece tais termos ou que não tem a segurança de um adulto para explicar. Creio que um professor quando leva um livro para sala de aula ou indica para seus alunos tem que ser conhecedor do conteúdo e estar apto para discutir abertamente com seus alunos qualquer dúvida. Talvez seja isso que tenha  realmente acontecido ou nem deu tempo para os professores trabalharem o texto.

Quanto a isso causar constrangimentos e piadas em sala de aula também acho importante colocar as coisas em seu devido lugar, podemos perfeitamente ler coisas eróticas sem que possamos ser julgados dessa ou daquela forma, que nos credenciem para qualquer comportamento da ficção. Quem gosta de ler contos com mortes e crimes seria então assassino também ou poderia adquirir propensão para ser um matador ?

Nestas situações mostramos o quanto podemos ser parciais nos julgamento e toda essa conversa foi uma forma eficiente para que todos corressem para ler ou reler o conto do Loyola.


31/08/2010

Compartilhe

 

Comentários:

Eis o nosso século "XXI": distorcido, ignorante nas letras, repressor.
É como se o livre pensar -direito nosso-estivesse se transformando no não livre escrever. Que saco!
jackson franco, Recife 03/09/2010 - 19:49
Ana.
Bem colocado este teu texto. Aliás, tão bom iguais a outros que escreveste.
Na verdae, o que os pais fizeram foi uma maneira de censurar. Será que nessa - talvez - falsa moral eles estão cuidando bem das guriazinhas (filhas) para que não aprontem nada fora do alcance deles? Geralmente quem faz isso é alguém que em jovem fazia algumas safadezas e outras tantas estrepolias. Bom, eles, daqui a pouco, podem imaginar que sua filhotas já pederam a virgindade. Aí eles não poderão mandar as gurias para um convento
Alcir
www.alcirnicolau.com
Alcir Nicolau Pereira, Porto Alegre 03/09/2010 - 18:19
Ana, tema muito bem posto.
Conforme ótica... milhões de Vampiros
nos rondam por esse mundão de Deus e... Paulo Coelho.

Abraço
Evandro Gomes, Camaquã RS 02/09/2010 - 12:35

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "173704" no campo ao lado.
 
  

 

  Ana Mello

Ana Mello é escritora e publica em diversos sites na internet. Escreve poesias, contos e crônicas. É coordenadora do Movimento Poetrix no Rio Grande do Sul. Apaixonada por minicontos, ministra oficinas em cidades como Cachoeirinha e Osório.

anaelyod@yahoo.com.br
minicontosanamello.blogspot.com
twitter.com/anamello


Colunas de Ana Mello:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Apoio Cultural