artistasgauchos









Desenvolvido por:
msmidia

Buenos Aires e seus museus
Rafaela Pechansky

Ah, a vibrante Buenos Aires! A capital européia da América Latina é recheada de cultura: bibliotecas, teatros e museus estão espalhados pela cidade, prontos para revelarem exposições, peças e arte, indo de típicos tangos até obras brasileiras. Nossos vizinhos porteños não têm do que reclamar: Buenos Aires transpira charme e a cidade concilia o aspecto antigo (com prédios arquitetônicos datados de 1905, como o famosíssimo Teatro Colón) com modernidade (se tornou a primeira cidade da América Latina a permitir a união de homossexuais, em 2003).

Assim é Buenos Aires. A cidade global é palco de museus que abrigam desde um pouco da história argentina – como o Museu Evita, que exibe fotos, documentos, cartas, vestidos e jóias que testemunharam a vida e obra da famosa primeira-dama, Eva Perón – até aqueles que exibem obras contemporâneas, de artistas tanto nacionais como estrangeiros. É o caso do MALBA. Inaugurado em 2000, o Museu de Artes de Buenos Aires tem sua base no acervo particular do colecionador Eduardo Constantini, e exibe obras de artistas como Tarsila do Amaral, Cândido Portinari e Frida Kahlo, além de ter sempre alguma exposição que vale a pena conferir.

A homenagem a Carlos Gallardo - que ocorre do dia 23 de abril até 05 de julho - é uma delas. O artista tem suas obras fotográficas mais recentes e inéditas (realizadas no período de 2007 – 2008) dividas em quatro séries: Vestigio, Theatrum mundi, Erratum e Destiempos. Os retratos têm um ar nostálgico e as paisagens capturadas instigam a reflexão sobre o tempo. Algumas obras, ainda, vão além da fotografia: em Theatrum mundi, Gallardo faz uso da colagem de pequenos bonecos, que alteram o significado da imagem. Já em Erratum, a intervenção é feita por palavras: séries de três, quatro ou cinco fotos com versos do escritor Hugo Mujica, por vezes reordenados para ficarem de acordo com a seqüência da narração criada pelas imagens.

Pra quem curte um acervo mais clássico, a tendência é ir ao Museu Nacional de Belas Artes. Considerado o mais importante museu argentino, o MNBA conta com variadas obras de artistas nacionais e internacionais, como Rodin, Monet, Renoir, El Greco e Goya, além de realizar exposições temporárias. O museu também oferece cursos, concertos, seminários e sua entrada ainda é gratuita. Também nessa linha, o Palais de Glace é outra ótima opção para visitas. Inaugurado em 1911, como pista de patinação e clube direcionado a um público típico da belle epoque, o museu tem o seu design aos moldes europeus: o lugar por si só vale uma visita. Atualmente, 1020 obras (entre elas pinturas, esculturas e fotografias) fazem parte do acervo do museu, que ainda oferece concertos aos domingos.

Existem inúmeros outros museus que também têm muita história pra contar. Pena que não dá pra conferir todos em uma viagem que dura poucos dias. Os outros ficam para uma próxima visita.
 


16/06/2010

Compartilhe

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "263310" no campo ao lado.
 
  

 

  Relatos

Os relatos publicados no portal Artistas Gaúchos são enviados pelos artistas com o objetivo de compartilhar experiências e impressões sobre seu trabalho. Se desejar, você pode enviar relatos para o portal. A veiculação ou não fica a critérios dos editores.

editor@artistasgauchos.com.br


Colunas de Relatos:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Apoio Cultural