artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia

O valor do livro, da leitura e da literatura
Neida Rocha

 

“A média anual de leitura do brasileiro é de 1,8 livro per capita”. (PNLL, 2007, pág. 26)

A citação acima demonstra a necessidade de uma preocupação com a situação do brasileiro com relação a sua postura de leitor, e com essa preocupação em mente, surge no cenário nacional o Programa Nacional de Livro, Leitura e Literatura (PNLL).

O PNLL é um conjunto de projetos, programas, atividades e eventos na área do livro, leitura, literatura e bibliotecas em desenvolvimento no país, empreendidos pelo estado (em âmbito federal, estadual e municipal) e em parceria com a sociedade. Sua prioridade é transformar a qualidade da capacidade leitora do Brasil e trazer a leitura para o dia-a-dia do brasileiro.

Debruçada sobre essa situação, permiti-me fazer uma reflexão sobre o que nós, escritores, estamos fazendo, para contribuir no que tange a esse árduo caminho que é desenvolver o país como sociedade leitora, além de colocar nosso livro embaixo do braço e tentarmos empurrar goela abaixo, como se esse fosse o “livro do ano”.

Percebo que o papel aceita qualquer verdade escrita, e em teoria essa fala é bonita, mas como podemos efetivamente colocar em prática essas ações e pararmos de rodar em volta do próprio umbigo?

Na posição de Escritora, penso que minha missão é incentivar o meu próximo à prática da leitura e à reflexão e aqui minha preocupação maior é com os jovens.

Avalio também a importância da formação de grupos literários com a finalidade de trocas de experiências e união de vozes (e escritas) para que haja eco e, unidos, consigam, respeitando as diversidades, transformar a realidade brasileira que é rica em oralidade para a dimensão escrita.

Para a alteração no quadro existente, urge seguirmos os eixos de ação tão bem definidos no PNLL, destacando:

No tocante a democratização do acesso, faz-se necessária a implantação de novas bibliotecas, fortalecimento das existentes e com isso conquistar novos espaços de leitura e melhorias do acesso aos livros.

No fomento à leitura e à formação de mediadores, faz-se necessário a capacitação de mediadores da leitura, bem como oficinas de criação literária para crianças e jovens e encontro com autores.

Na valorização da leitura e comunicação, a criação de campanhas de valorização do livro, através da mídia e em Feiras de Livros, com testemunhos de formadores de opinião sobre experiências com livros e leitura.

No desenvolvimento da economia do livro, a criação de linhas de financiamento para a edição de livros e fomento à distribuição, circulação e consumo de bens de leitura, com concessão de prêmios e bolsas de criação literária oferecendo apoio aos escritores, bem como estímulo para a produção nacional visando o consumo interno e o exterior.

Para a concretização dessas práticas, precisamos instituir uma política cultural municipal, criando o Plano Municipal do Livro, Leitura e Literatura que enfatiza a dimensão simbólica, cidadã e econômica como um todo, onde cada produtor de arte, respeitando suas especificidades, poderá ser ouvido e colocar em debate suas ansiedades, fazendo valer seus direitos de cidadão.

Portanto, nossa participação, enquanto escritores, é fundamental na produção de bens materiais (livros), instrumento essencial para despertar, através dos textos, o prazer da leitura e a imaginação do leitor, personagem principal de qualquer instrumento da escrita e isso será viável, havendo a união da classe, para que consigamos concretizar as metas do PNLL que é o fomento à criação do Plano Municipal do Livro e Leitura.

 

 


10/05/2010

Compartilhe

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "545211" no campo ao lado.
 
  

 

  Resenhas

As resenhas pubicadas no portal Artistas Gaúchos são de inteira responsabilidade dos articulistas. Se você deseja enviar um texto, entre em contato com o editor do portal. Não é necessário estar cadastrado no portal para enviar resenhas e a veiculação ou não é uma escolha editorial.

editor@artistasgauchos.com.br


Colunas de Resenhas:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na