artistasgauchos









Desenvolvido por:
msmidia

O gaúcho que inspirou o rei do baião
Graziana Fraga dos Santos

Aproveitando as comemorações da Semana Farroupilha, contaremos um “causo” a respeito da música regionalista brasileira que liga a figura do gaúcho, representado por um catarinense e o rei do baião.

Conta-se que Luiz Gonzaga iniciou sua carreira cantando e compondo choro em casas noturnas, vestido de terno e que, quando conheceu Pedro Raimundo na rádio, começou a compor seu personagem.

Pedro Raimundo, catarinense, compositor de “Adeus Mariana” cantava vestido de gaúcho. Sua descontração e exuberância valeram-lhe o slogan de O gaúcho alegre do rádio: alternava, em suas apresentações, músicas alegres com outras sentimentais. Foi o primeiro artista típico gaúcho a alcançar fama nacional. Apresentava-se com bombachas, lenço no pescoço, botas, esporas, chapéu e guaiaca.

Quando Luiz Gonzaga viu a apresentação de Pedro Raimundo disse sentir-se nu. Foi então que rei do baião, percebendo a aceitação da figura regional, colocou o chapéu do lampião e formou seu grupo: ele tocando sanfona, mais dois que tocavam o triangulo e a zabumba, lançando uma música que ensinava dançar o baião.

Esta história curiosa mostra o quanto a cultura gaúcha é forte e sobrevive até hoje. Um gaúcho ligado às tradições, sempre terá orgulho de vestir-se como gaúcho e manter sua cultura viva. Como o exemplo de sempre cantar o Hino Rio-Grandense após o brasileiro, ato destacado por muitas pessoas de outras regiões do país.

Por isso, que todo ano, durante o mês de setembro, milhares de pessoas ligadas às tradições gaúchas reúnem-se no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, para lembrarem a Revolução Farroupilha e manter acesa a chama Farroupilha.


18/09/2009

Compartilhe

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "313811" no campo ao lado.
 
  

 

  Memorial

A seção Memorial foi criada sob a inspiração do nosso colunista Carlos Scomazzon. A idéia é homenagear um importante nome da história da arte gaúcha, seja em vida ou em memória. Fique à vontade para sugerir nomes ou enviar seu texto para esta seção.

editor@artistasgauchos.com.br


Colunas de Memorial:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Apoio Cultural