artistasgauchos









Desenvolvido por:
msmidia

Teatro

Dicas da semana para o Porto Verão Alegre IV
Marcelo Spalding

Está em cartaz aquela que, para mim, é a melhor narrativa já produzida por aqui: e espetáculo Bailei na Curva, de Julio Conte. A peça fica até domingo, 15 de Fevereiro, no Theatro São Pedro. Há 25 anos em cartaz, Bailei na Curva conta a história da Ditadura Militar sob o ponto de vista de crianças porto-alegrenses, mesclando com maestria o humor e o drama, o riso e a lágrima. Jubileu que não envelheceu o texto, pelo contrário: os ícones da história da vida privada dos anos setenta, como calça boca de sino, carrinho de rolimã e repressão sexual, tornaram-se motivo de riso solto para uma platéia nostálgica ou surpresa. E o olhar que se tem hoje, décadas depois, sobre episódios tão difíceis já permite mais poesia, mais auto-crítica, mais lucidez, e “Bailei na Curva”, diferentemente de alguns textos mais incisivos da época, soube perceber estas nuances daquele período abordando os crimes da ditadura a partir de conflitos familiares, universais, atemporais.

Segue em cartaz a comédia Dona Gorda, com Lúcia Bendati e texto de Lisiane Berti e Marcelo Vázquez. A peça está na Álvaro Moreyra terças, quartas e quintas até 19 de Fevereiro. E neste final de semana estréia Rainha do Lar, também com Lúcia Bendati e texto de Lisiane Berti. A peça mostra mais um dia na vida de uma dona de casa, um dia como todos os outros não fosse por um detalhe: é o dia do seu aniversário. A personagem, através de diálogo com o público, narra detalhes sobre o comportamento dos filhos e do marido, afirmando que quase todas as tarefas têm o cansaço compensado pela vida levada em família, a qual ama e não trocaria por emprego algum. A peça fica na Álvaro Moreyra sexta, sábado e domingo, de 13 a 15 de Fevereiro.

 

Para quem gosta de literatura, além da Segunda Literária com o sempre ótimo Sérgio Capparelli (Livraria Saraiva, 19h), está em cartaz Dez (quase) amores, uma adaptação do livro de Claudia Tajes. A sinopse da peça nos diz que "assim como no livro, a peça traz Maria Ana, personagem central, que sem pudor e bastante humor, percorre as vielas de amores absurdos, vivendo-os como se o amor fosse pra sempre, esquecendo muitas vezes, que o pra sempre, sempre acaba. Ao final da peça contabiliza-se quase dez amores e vários desencontros". A peça está no SESC terça, quarta e quinta, de 17 a 19 de Fevereiro, às 20h. Estou curioso para assistir.


06/02/2009

Compartilhe

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "431110" no campo ao lado.
 
  

 

  Marcelo Spalding

Marcelo Spalding é formado em jornalismo e mestre em Literatura Brasileira pela UFRGS, professor da Oficina de Criação Literária da Uniritter, editor do portal Artistas Gaúchos, autor dos livros 'As cinco pontas de uma estrela', 'Vencer em Ilhas Tortas', 'Crianças do Asfalto', 'A Cor do Outro' e 'Minicontos e Muito Menos', membro do grupo Casa Verde e colunista do Digestivo Cultural. Recebeu o Prêmio AGES Livro do Ano 2008 pelo livro 'Crianças do Asfalto', categoria Não-Ficção, e o Prêmio Açorianos de Literatura em 2008 pelo portal Artistas Gaúchos.

marcelo@marcelospalding.com
www.marcelospalding.com
www.facebook.com/marcelo.spalding


Colunas de Marcelo Spalding:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Apoio Cultural