artistasgauchos









Desenvolvido por:
msmidia

Uma Buzina de Porto Alegre para o mundo
Marcelo Spalding

Você já deve ter ouvido o som da BUZINA DO GASÔMETRO. Pois a idéia é dos compositores Fausto Prado, Caetano Silveira e Luis Mauro Vianna e do ator João França, uma rádio web com financiamento do Fumproarte que entrou no ar em 18 de Dezembro, exatos 30 dias após o lançamento do site. A rádio visa à difusão da música produzida na capital gaúcha, transmitindo diariamente uma programação feita exclusivamente com a obra dos músicos da cidade e região. Fausto Prado, um dos idealizadores, conversa com o AG sobre a Buzina.


João França, Caetano Silveira, Fausto Prado e Luis Mauro Vianna
(Foto de Solano Lucena )

Marcelo Spalding: Como surgiu a idéia de uma rádio web?

Fausto Prado: Há alguns anos atrás, o Luiz Mauro, o Caetano e eu fizemos um programa piloto de rádio, apresentado pelo Ricardo Pacheco. Esse programa se chamaria Buzina do Gasômetro e era para rodar nas rádios comunitárias, mas não deu em nada. Um dia, no ano passado, estávamos os mesmos, Caetano, Luiz Mauro e eu, mais o ator e parceiro artístico João França, nesta tarefa infinita que é pensar a música de Porto Alegre. Veio a observação de que os projetos de música no Fumproarte estavam ficando restritos a gravação de CDs. Daí surgiu a procura por uma iniciativa que fosse mais abrangente. A idéia de uma rádio web nos pareceu inovadora e com a amplitude que queríamos.

De que forma os artistas locais podem aproveitar esse espaço?

A Rádio Buzina é um espaço aberto para a música autoral feita em Porto Alegre e Grande Porto Alegre. Entenda-se por autoral aquele trabalho em que, ou as músicas são suas, ou você teve liberação dos autores para gravá-las. Todo músico, compositor ou intérprete que tenha esse trabalho autoral está apto a fazer o seu perfil na Rádio Buzina e fazer parte da programação regular. No site existe espaço para Agenda onde os músicos podem divulgar os seus shows e projetos. Além disto a Rádio Buzina terá eventos, no mínimo mensais, que iniciam já agora dia 28 de janeiro com o 1º BUZINA NO GARAGEM - no Garagem Hermética. Show coletivo com Nelson Coelho de Castro e Monica Tomasi, Fruet e Os Cozinheiros, Lica Tito e Fausto Prado, Caetano Silveira e Casa de Asas. Este show, com entrada franca, faz parte do Porto Verão Alegre e apoio do Coordenação de Música da Prefeitura de Porto Alegre. Pretendemos que eventos como esse se repitam durante o ano todo com a participação de bandas novas mescladas com artistas com mais experiência com o intúito de formar público para a nossa música.

O que você pensa do fenômeno MySpace?

O My Space é uma mega-iniciativa que acabou virando um hospedeiro obrigatório. Acho ótimo mas, por ser grande demais, se perde um pouco a identidade das coisas.

Será que projetos como esse, e o próprio AG, dariam certo em outros Estados do país ou o gaúcho tem mais essa noção de pertencimento?

É certo que no Rio de Janeiro e São Paulo, de onde emanam as "ordens" da cultura, e na Bahia por suas peculiaridades, inciativas como as nossas talvez não tenham tanto eco. Mas de resto, imagino que todas os outros estados e suas capitais devam sentir a mesma mordaça e a mesma distância entre os artistas e o público. Acho bem possível que encontrem em iniciativas semelhantes ao AG e a Buzina, alternativas para sua cultura. Todos nós crescemos falando e ouvindo falar que "o Brasil é muito grande", "isso não pode ser assim"... Quem sabe se não está amadurecendo uma saudável reforma cultural em nosso país. "Só cresce quem se conhece!"

Qual a relação com a Usina?

De fato, não há nenhuma relação, apesar de já termos recebido alguns sinais para uma aproximação. O nome Buzina do Gasômetro veio da mistura de significados, alguns óbvios, como a "buzina" que chama a atenção para alguma coisa, a buzina do Chacrinha, e a Usina do Gasômetro como pólo cultural e fator identificado com Porto Alegre.


02/01/2009

Compartilhe

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "403412" no campo ao lado.
 
  

 

  Entrevistas

As entrevistas publicadas no portal Artistas Gaúchos são feitas pela equipe do portal, mas se você deseja enviar uma entrevista, entre em contato com o editor do portal.

editor@artistasgauchos.com.br


Colunas de Entrevistas:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Apoio Cultural