artistasgauchos









Desenvolvido por:
msmidia

Música

Karine Cunha conta como está sua viagem pelo Nordeste
Karine Cunha


Caros amigos-colegas artistas do Rio Grande do Sul,

Faço esse relato a pedido do grande incentivado das artes, Marcelo Spalding. Pra quem não me conhece, sou cantora e compositora, natural de Lages SC, mas moro desde a infância no RS e comecei minha carreira musical em 1997 em Porto Alegre. No dia 22 de setembro deste ano, eu e meu esposo, o violonista Marcus Bonilla, deixamos Porto Alegre de carro rumo ao Ceará. Quando começamos a planejar essa viagem no início do ano passado definimos nossos objetivos: conhecer outros artistas, divulgar nossos trabalhos fazendo shows em capitais de outros Estados, aproveitando os amigos e familiares que temos espalhados pelo Brasil. Então foram feitos os contatos, nos valendo de amizades que fizemos ano passado quando estivemos no Nordeste pela primeira vez. Fomos selecionados no edital do Banco do Nordeste o que garantiu datas para meu show autoral e o instrumental do Marcus. O mês de outubro foi super agitado. Fizemos 5 shows em Fortaleza, participando da II Mostra BNB da Canção Independente, um evento maravilhoso que reuniu artistas de vários Estados. Depois fomos para uma região cearense chamada Cariri e fizemos shows nas cidades de Juazeiro do Norte e Crato. Lá também ministrei oficinas de canto popular para alunos e professoras da escola de ensino fundamental do SESC.

O mais gratificante desse percurso tem sido a receptividade do público à nossa música e o contato com outros artistas. Trocamos mais de 15 Cds com outros compositores e grupos cearenses. Por outro lado é grande a responsabilidade de representar o nosso Estado, já que por aqui o pessoal sabe muito pouco sobre o Rio Grande do Sul e sua cultura. Desde o final de outubro estamos na capital paraibana, João Pessoa onde fiz contato com a imprensa, concedendo entrevistas para os jornais locais. E a pergunta mais frequente com espanto, é sobre a cultura negra e a temática do Epahei. Eles não acreditam que há pessoas no nosso Estado que não têm olhos azuis e cabelo claro. Cultura negra então, é uma grande surpresa. De uma certa forma, estamos aqui desmistificando o Rio Grande do Sul. Apesar da receptividade do público, a luta por espaços e projetos pra tocar por aqui é tão grande ou até maior do que a que temos em Porto Alegre. Aqui todo mundo é artista. Compositor então, é muito comum. E o bairrismo...chega a nos dar inveja. Tanto o público quanto pessoas ligadas à cultura se mostram verdadeiros apaixonados pela cultura local. O discurso é firme e tem talento de vendedor. Não sei se é o sol, mas o pessoal aqui valoriza muito suas coisas. Da classe musical, se nota o mesmo ou até maior descaso em relação às causas da classe. Cada um por si e seja o que Deus quiser.

Agora no final de novembro vamos tocar aqui em João Pessoa e voltaremos para estrada com planos de passar pelo Piauí e ir até o Pará. Fácil não tem sido, mas a realidade nos faz refletir sobre nosso papel enquanto artistas, as dificuldades e uma coisa já constatamos: o trabalho da “formiguinha”é necessário e funciona. Temos que ter paciência e acreditar na nossa missão. No tempo livre tenho aproveitado muito a praia e o sol. Não sei se é isso, mas tenho tido muita inspiração e por isso estou produzindo muito. Apesar das dificuldades, eu e o Marcus pretendemos ficar mais uns meses fora experimentando e curtindo essa vida de ciganos fazendo descobertas, reafirmando nossas verdades e nutrindo nossa arte. Quem quiser espiar o que andamos fazendo é só acessar o blog http://karinecunha.blogspot.com.

Saudações ensolaradas a todos vocês.


25/11/2008

Compartilhe

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "004705" no campo ao lado.
 
  

 

  Relatos

Os relatos publicados no portal Artistas Gaúchos são enviados pelos artistas com o objetivo de compartilhar experiências e impressões sobre seu trabalho. Se desejar, você pode enviar relatos para o portal. A veiculação ou não fica a critérios dos editores.

editor@artistasgauchos.com.br


Colunas de Relatos:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Apoio Cultural